Outras linguagens potencializando a aprendizagem na Educação Superior – Parte 3

A Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação ao Currículo
ALMEIDA, B. A Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação ao Currículo. Podomatic.

Disponível em: http://webcurriculo.podomatic.com/entry/2008-09-25T06_23_03-07_00


Fonte: n/a

Projetos educacionais: material complementar – Parte 8

METODOLOGIAS ATIVAS
Aprendizagem Baseada em Projeto
Material desenvolvido pelo Núcleo de Práticas Pedagógicas ESPM

Disponível em: https://docplayer.com.br/11383171-Metodologias-ativas-aprendizagem-baseada-em-projeto-material-desenvolvido-pelo-nucleo-de-praticas-pedagogicas.html


Fonte: n/a

Etapas de um projeto – Parte 3

Atualizado em 26/02/2021: adicionado vídeo.

Site recomendado: Buck Institute for Education http://www.bie.org/about

É um site que possui um repositório exclusivo sobre aprendizagem baseada em projetos.

Pedagogia de projetos – Parte 3

”Os críticos da Escola Nova acusaram o movimento de abrir mão dos conteúdos tradicionais e de não exigir nada dos alunos, aceitando apenas a sua espontaneidade.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_Nova


Sim, sou crítico aos, assim chamados (como eu mesmo chamei), ”sistemas contemporâneos de ensino”. Em anexo, segue o projeto de meu TCC, que nunca saiu da fase de projeto. Talvez um dia debruce-me sobre ele mais uma vez e elabore a questão com mais afinco… TCCI_-_Pre-projeto

Além da ruptura entre o ensino tradicional e o ensino contemporâneo, que considero prejudicial à continuidade educacional do aprendente adulto, conforme expus no texto, aqui afirmo também que a aplicação de tais diretrizes no ensino básico é prejudicial à formação dos jovens.

A pedagogia freireana, sob meu ponto de vista, é um instrumento de projeção de idéias marxistas, e esses sistemas contemporâneos, lamentavelmente, a despeito do valor intrínseco das técnicas de ensino em que se baseiam, são contaminados por tal ideologia ou abrem espaço para doutrinação marxista em lugar de ensino de conteúdos didáticos.

Sou favorável sim ao uso das técnicas contemporâneas em conjunto com o ensino tradicional. Mas as considero ferramentas de ensino e não um objetivo em si mesmas.

O uso de projetos na educação – Parte 2

WBS Tool

WBS Tool é um programa livre via rede para construção de Estruturas de Projetos de Trabalho, quadros, organogramas e outros tipos de hierarquias. A ferramenta funciona em qualquer navegador com Adobe Flash instalado.

Disponível em: http://www.wbstool.com/index.php


Fonte: n/a

Atualização e contextualização temática: material complementar – Parte 9

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
Robson Pequeno de Sousa (Org.)
Filomena M. C. da S. C. Moita (Org.)
Ana Beatriz Gomes Carvalho (Org.)

A construção deste texto sobre o livro “Tecnologias Digitais na Educação” reúne os trabalhos de pesquisa de alunos/professores da 1ª turma do Curso de Especialização em Novas Tecnologias na Educação nos permitiu revisitar as experiências iniciais de formação de professores, quando da implantação dos cursos em EAD, momento político- pedagógico em que o Ministério da Educação não abria, ainda, edital de participação para as Universidades Estaduais no Programa de Formação de Professores. A UEPB, então, pela experiência acumulada em projetos de formação de professores em serviço, consorciou-se com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade do Estado de Pernambuco (UPE) para oferta dos cursos de licenciatura em Química, Física, Matemática e Biologia.

Texto completo:

Clique para acessar o 1484_991_sousa-9788578791247.pdf


Fonte: n/a

Atualização e contextualização temática: material complementar – Parte 4

FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
Aproximações e convergências
Paulo Eduardo de Oliveira (Org.)

Nota do Organizador

A sequência dos capítulos obedece, na medida do possível, a própria cronologia dos pensadores aqui
contemplados. Esta mesma sequência é utilizada para a apresentação da breve biografia dos respectivos autores dos capítulos, na sessão Sobre os Autores. Procurou-se, ao longo de toda a obra, dar certa
homogeneidade aos formatos das citações e referências bibliográficas utilizadas. Contudo, respeitou-se também o estilo de cada autor e, sobretudo, tomou-se o cuidado para manter as peculiaridades na forma de citação dos textos clássicos da Filosofia que, em muitos casos, não se alinham às normas técnicas vigentes. As notas de rodapé têm numeração sequencial em toda a obra, independentemente do capítulo, de modo a manter a unidade do trabalho.

Texto completo: http://www.ensinarfilosofia.com.br/wp-content/uploads/2016/08/Filosofia-e-Educação-aprocimações-e-convergências.pdf


Fonte: n/a

Atualização e contextualização temática: material complementar – Parte 1

A COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO BASEADA NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
José Armando Valente

Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre comunicação e educação, principalmente a educação realizada por intermédio do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Embora essa educação utilize as facilidades comunicacionais das TDICs, as teorias da comunicação não são suficientes para explicar os processos de significação da informação realizados pelo sujeito-receptor na construção de seu conhecimento. Ao longo do artigo são discutidas atividades como a educação a distância na abordagem do “estar junto virtual”, o uso de software do tipo simulação, a construção de narrativas digitais, e a implantação da abordagem híbrida de ensino e de aprendizagem – conhecida como a sala de aula invertida -mostrando como as TDICs podem ser efetivas na criação de condições para o aluno construir conhecimento.

Palavras-chave: Estar junto virtual; simulação; narrativas digitais; sala de aula
invertida; aprendizagem ativa

Disponível em:

Clique para acessar o valente.pdf


Fonte: n/a

Normas técnicas – Parte 2

COMO CITAR REFERÊNCIAS NO TEXTO

http://www.biblioteca.fsp.usp.br/~biblioteca/guia/a_cap_03.htm

Texto completo: 3 Como citar referências no texto


Fonte: n/a

Mecanismos de busca – Parte 1

MECANISMOS DE BUSCA NA INTERNET
Patrick Scripilliti Bahia de Almeida

Neste capítulo serão detalhados os conceitos relativos aos mecanismos de busca, com o objetivo de apontar a importância desta ferramenta de recuperação de informações para os usuários. Estes conceitos serão explicados de forma breve, com o objetivo de inserir o usuário dentro deste assunto específico.

Capítulo:

Clique para acessar o 0510332_07_cap_03.pdf

ou

Texto completo:
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=10375@1


Fonte: PUC-RJ