Compartilhado originalmente em 12/09/2017.
Este é um interessante teste de personalidade gratuito que encontrei. Meus resultados foram precisos na descrição de como eu sou, como me sinto e como vejo o mundo.
https://www.16personalities.com/
Compartilhado originalmente em 12/09/2017.
Este é um interessante teste de personalidade gratuito que encontrei. Meus resultados foram precisos na descrição de como eu sou, como me sinto e como vejo o mundo.
https://www.16personalities.com/
Compartilhado originalmente em 09/04/2017
Nesta postagem, faço redivulgação dos conteúdos relacionados às doenças psíquicas.
Como saber se você está com depressão?
Conjunto de vídeos explicativos.
Suicídios, setembro amarelo e vida que segue.
Texto feito para pessoas que estejam passando por crise.
A segunda pandemia: ansiedade, pânico e depressão
Alerta acerca dos impactos do isolamento social e do medo da pandemia sobre a saúde psíquica das pessoas.
Pesquisa revela que jovens não percebem depressão como doença | SBT Brasil (28/08/19)
Matéria jornalística.
Pesquisa revela que jovens não percebem depressão como doença | SBT Brasil (28/08/19)
Drauzio Varella no Fantástico – Não tá tudo bem, mas vai ficar
Série de vídeos apresentados pela emissora Globo sobre saúde.
Drauzio Varella no Fantástico – Não tá tudo bem, mas vai ficar
Suicídios na UERJ – Uma questão ainda não solucionada.
Um de meus textos mais lidos: crítica ao modo de abordar o problem do suicídio em meu local de trabalho.
Conscientização sobre a saúde mental.
Texto que copiei da rede social de minha amiga Claudia.
Os estudos mencionados nas notícias abaixo relacionadas indicam o grave impacto psíquico que este pesado ano de 2020 está causando na população em geral. De crianças a idosos, todos estão sofrendo em maior ou menor grau com o atual estado sanitário e geopolítico mundial.
Esta postagem é um alerta. Por favor, dedique um pouco de seu tempo para refletir sobre a gravidade da futura pandemia de doenças psiquiátricas. Procure mais informações sobre o tema. Uma população bem informada é uma essencial ferramenta no combate às doenças mentais.
Especialistas pedem mais atenção à saúde mental por confinamento
https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/04/19/interna_internacional,1140090/especialistas-pedem-mais-atencao-a-saude-mental-por-confinamento.shtml
Os efeitos do confinamento na saúde mental de crianças e adolescentes
https://brasil.elpais.com/mamas_papas/2020-06-06/os-efeitos-do-confinamento-na-saude-mental-de-criancas-e-adolescentes.html
Estudo [da UERJ] indica aumento em casos de depressão durante pandemia
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/05/09/estudo-indica-aumento-em-casos-de-depressao-durante-isolamento-social
Quais os principais efeitos da pandemia na saúde mental?
https://www.unifesp.br/reitoria/dci/noticias-anteriores-dci/item/4395-quais-os-principais-efeitos-da-pandemia-na-saude-mental
Confinamento deixa 75% dos alunos ansiosos e tristes
http://www.tribunadeituverava.com.br/confinamento-deixa-75-dos-alunos-ansiosos-e-tristes/
Editado em 14/09/2020: adicionado texto.
Editado em 13/02/2021: adicionado vídeo ao começo.
Editado em 06/04/2021: adicionado vídeo no meio do texto.
Apesar de a alvenaria ser o sistema de construção mais utilizado no Brasil, é um dos sistemas mais dispendiosos, lentos, complexos e custosos que existem. Se não for o pior de todos!
Quando alguém quer construir uma casa nova ou reformar comumente defronta-se com a questão: há outra forma de fazer essa obra? E a resposta é sim! Existem inúmeras outras formas de construção, que acabam sendo desconhecidas no Brasil ou têm sobre si o preconceito oriundo da ignorância quanto ao que é diferente.
Esta postagem tem tido bastante acesso. Entretanto talvez o leitor não se sinta satisfeito, por conter apenas vídeos em inglês. Colocando em português:
a) Existem diversos sistemas de construção ao redor do mundo. Em especial, os sistemas de construção pré-montados ou pré-fabricados. Em voga nos Estados Unidos e Europa desde antes do início do século XX (isso mesmo, mais de 120 anos de desenvolvimento), esses sistemas têm como vantagem o menor custo de materiais: a casa é previamente projetada e construída pedaço por pedaço fora do campo de obras. No campo de obras, basta montar os pedaços.
Os principais estilos de construção pré-fabricados são em madeira e em aço. Ambos são muito mais eficientes que alvenaria. As madeiras são tratadas adequadamente (como madeira naval ou madeira de deques) para não apodrecer tampouco pegar cupim. Já as construções de aço são leves e muito mais resistentes que tijolos. O esqueleto da casa é chumbado (aparafusado) no chão com parafusos e as paredes vedadas com placas cimentícias.
A principal dúvida do brasileiro é quanto à segurança da construção. “E se bater algo na parede?” Daí eu pergunto: você quer a casa para morar dentro dela ou para ficar batendo nas paredes? Se não ficar dando marretada todo dia na parede, ela agüenta muito mais tempo que a alvenaria.
Em ambos os casos, na construção de uma casa nova pré-fabricada de madeira ou de aço, se faz a fundação sobre a superfície. Ou são feitas sapatas (cubos de concreto somente onde a casa será apoiada, comum em casas de madeira suspensas do solo) ou radier (uma grande laje impermeabilizada que vai no chão e onde as vigas de aço são chumbadas). Esta é a única etapa “molhada” da casa. Todo o resto já vem da fábrica para ser montado, das paredes ao acabamento.
b) E quanto a reformas? Bem neste caso também é possível recorrer a alternativas. Diferentemente das construções com placas cimentícias fixadas em perfis de aço, o dry-wall (”parede seca”) também é fixado em perfis de aço, mas as paredes internas da casa são de gesso. Esse gesso acartonado não é próprio para segurar peso, mas é possível chumbar (aparafusar) prateleiras e suportes de TV diretamente nos perfis de aço. Esse gesso acartonado também tem variações. Há os modelos à prova d’água para o banheiro, à prova de fogo para estabelecimentos comerciais e cozinhas, e o padrão, que reveste com segurança qualquer cômodo seco.
No estrangeiro só se usa esse tipo de construção. É muito mais barata e os profissionais resolvem tudo em pouco tempo (se bem feito, constrói-se uma casa inteira – pequena – com acabamento e tudo em um único dia). Lá eles não têm o nosso clima e são extremamente preocupados com o insulation (”isolamento termo-acústico”). O que resultou em modelos de construção em que o ambiente interno tem a temperatura amena e baixo nível de ruído.
O preço da obra também é sempre mais barato que a alvenaria. Ou ao menos deveria ser. Aqui no Brasil o que encarece é a mão-de-obra… O preço dos materiais e da preparação do projeto é ínfimo. Se você quiser fazer por conta própria, gastará realmente muito pouco. Veja o caso deste casal: eles optaram por fazer a casa inteira no sistema de poliestireno (o famoso Isopor) chapiscado.
Como construímos nossa casa de EPS (isopor) em tempo recorde e a um custo muito menor?
A seguir, uma breve compilação sobre diversos sistemas ecologicamente saudáveis de construção civil. Informe-se! O mundo é muito maior que a mesmice que vivemos em terras tupiniquins…
5 Innovative BUILDING SYSTEMS for your future house #1 – Cool Gadgets & Stuff
5 Innovative BUILDING SYSTEMS for your house #2 – Cool Gadgets & Stuff
5 Eco-Friendly Building Materials #1 – Cool Gadgets & Stuff
5 Eco Building Materials #2 – Cool Gadgets & Stuff
Meu favorito pessoal: as casas de adobe
Building with Cob – A Natural & Affordable Way to Build a House – Exploring Alternative
➤ Insulated Concrete Forms – https://www.nudura.com/
➤ Aircrete Europe – https://www.aircrete.com/
➤ Superior Walls – https://www.superiorwalls.com/
➤ Spider Tie – http://spidertiesystem.com/
➤ Isotex – https://en.blocchiisotex.com/
➤ Gablok – https://gablok.be/en/
➤ Structural Insulated Panels – https://www.enercept.com/
➤ Steel Frame Construction – https://bonestructure.ca/en/
➤ M2 Building System – https://www.mdue.it/en/
➤ Interlocking Bricks – http://www.myib.com.my/
➤ Hempcrete – https://www.isohemp.com/en
➤ Straw Panels – https://ecococon.eu/
➤ Interlocking Bricks – http://www.myib.com.my/
➤ Bamboo – https://bambooliving.com/
➤ Plastic Blocks – https://www.byfusion.com/
➤ Brikawood – https://www.brikawood-ecologie.fr/en/
➤ Isotex Woodcrete – https://en.blocchiisotex.com/
➤ Cordwood House – https://cordwoodconstruction.org/
➤ Cob House
➤ Lok-N-Blok – http://www.lok-n-blok.com/
Editado em 21/05/2020: acrescentada imagem.
Editado em 27/03/2021: acrescentada imagem.
Embora o pseudo-documentário seja completamente tendencioso, chamaram-me a atenção os argumentos contrários à vacina (considero a vacina antigripal inútil), à quarentena (demonstrou-se um fracasso em muitos lugares) e à indústria farmacêutica, sobre cujo lobby discorri em Sentimentos mais duradouros.
Considerando que o Facebook removeu por duas vezes esta postagem naquele veículo, decidi colocar em meu espaço privado. A simples idéia de outrem decidindo aquilo que posso ou não visualizar é, por si, uma afronta à liberdade de expressão.
https://www.brighteon.com/embed/86725727-5cb8-4240-b725-1b5b67e01189
Gostaria também de deixar aqui o registro de que o Facebook agiu de forma não compatível com outras matérias:
1 – O Facebook tão somente cobre outras postagens ditas falsas. Qual é a necessidade de excluir esta?
2 – Já denunciei conteúdo impróprio exibido no Facebook, que foi revisado manualmente por tal empresa e foi aceito, a saber: violência contra animais.
3 – Se há interesse real em evitar conteúdo cientificamente falso ou dúbio, por que há grupos de terra plana, terra oca, anti-vacina, caça-fantasmas, pé-grande e congêneres?
Contra hipocrisia, minha arma é o sarcasmo:
27/03/2021
Estou consideravelmente aborrecido com as redes sociais e sua pretensa postura de querer dizer o que é verdade e o que é mentira. E com a audácia de querer controlar o que eu publico. Se não temos liberdade de publicar, então por que há redes sociais? Por acaso vão controlar nossos telefonemas para saber o que falamos ou não? É a mesma coisa aos meus olhos.
Estão sempre derrubando minhas postagens. Ao menos, por enquanto, minha página privada não tem como ser derrubada.
Tem de tudo nessas redes. Tem pornografia explícita no Youtube, tem violência brutal no Facebook, tem conteúdo criminoso no Twitter. Mas reclamar de certas coisas não pode. Meu problema é com quem define essas ”certas”…
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Associação Brasileira de Tecnologia EducacionalEsta revista publicada originalmente em 2013 é composta dos seguintes arquivos que podem ser úteis em seus estudos sobre EAD:
Disponível em: http://www.academia.edu/3764280/Revista_abt_2013_artigo_p_62
Os 412 livros psicografados por Chico Xavier estão disponíveis para acesso gratuito na página O Consolador. Abaixo segue tabela com todas as obras em ordem cronológica.
Nº |
TÍTULO |
AUTOR |
ANO |
1 |
PARNASO DE ALÉM TÚMULO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1932 |
2 |
CARTAS DE UMA MORTA | MARIA JOÃO DE DEUS |
1935 |
3 |
PALAVRAS DO INFINITO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1936 |
4 |
CRÔNICAS DE ALÉM-TÚMULO | HUMBERTO DE CAMPOS |
1937 |
5 |
EMMANUEL | EMMANUEL |
1938 |
6 |
BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA… | HUMBERTO DE CAMPOS |
1938 |
7 |
LIRA IMORTAL | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1939 |
8 |
A CAMINHO DA LUZ | EMMANUEL |
1939 |
9 |
NOVAS MENSAGENS | HUMBERTO DE CAMPOS |
1940 |
10 |
HÁ DOIS MIL ANOS | EMMANUEL |
1940 |
11 |
CINQUENTA ANOS DEPOIS | EMMANUEL |
1940 |
12 |
CARTAS DO EVANGELHO | CASIMIRO CUNHA |
1941 |
13 |
O CONSOLADOR | EMMANUEL |
1941 |
14 |
BOA NOVA | HUMBERTO DE CAMPOS |
1941 |
15 |
PAULO E ESTEVÃO | EMMANUEL |
1942 |
16 |
RENÚNCIA | EMMANUEL |
1943 |
17 |
REPORTAGENS DE ALÉM -TÚMULO | HUMBERTO DE CAMPOS |
1943 |
18 |
CARTILHA DA NATUREZA | CASIMIRO CUNHA |
1944 |
19 |
NOSSO LAR | ANDRÉ LUIZ |
1944 |
20 |
OS MENSAGEIROS | ANDRÉ LUIZ |
1944 |
21 |
MISSIONÁRIOS DA LUZ | ANDRÉ LUIZ |
1945 |
22 |
COLETÂNEA DO ALÉM | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1945 |
23 |
LÁZARO REDIVIVO | IRMÃO X |
1945 |
24 |
OBREIROS DA VIDA ETERNA | ANDRÉ LUIZ |
1946 |
25 |
O CAMINHO OCULTO | VENERANDA |
1947 |
26 |
OS FILHOS DO GRANDE REI | VENERANDA |
1947 |
27 |
MENSAGEM DO PEQUENO MORTO | NEIO LÚCIO |
1947 |
28 |
HISTÓRIA DE MARICOTA | CASIMIRO CUNHA |
1947 |
29 |
JARDIM DA INFÂNCIA | JOÃO DE DEUS |
1947 |
30 |
VOLTA BOCAGE | MANUEL M. B BOCAGE |
1947 |
31 |
NO MUNDO MAIOR | ANDRÉ LUIZ |
1947 |
32 |
AGENDA CRISTÃ | ANDRÉ LUIZ |
1948 |
33 |
LUZ ACIMA | IRMÃO X |
1948 |
34 |
VOLTEI | IRMÃO JACOB |
1949 |
35 |
ALVORADA CRISTÃ | NEIO LÚCIO |
1949 |
36 |
CAMINHO, VERDADE E VIDA | EMMANUEL |
1949 |
37 |
LIBERTAÇÃO | ANDRÉ LUIZ |
1949 |
38 |
JESUS NO LAR | NEIO LÚCIO |
1950 |
39 |
PÃO NOSSO | EMMANUEL |
1950 |
40 |
NOSSO LIVRO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1950 |
41 |
PONTOS E CONTOS | IRMÃO X |
1951 |
42 |
FALANDO À TERRA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1951 |
43 |
PÁGINAS DO CORAÇÃO | IRMÃ CANDOCA |
1951 |
44 |
VINHA DE LUZ | EMMANUEL |
1952 |
45 |
PÉROLAS DO ALÉM | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1952 |
46 |
ROTEIRO | EMMANUEL |
1952 |
47 |
PAI NOSSO | MEIMEI |
1952 |
48 |
CARTAS DO CORAÇÃO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1952 |
49 |
GOTAS DE LUZ | CASIMIRO CUNHA |
1953 |
50 |
AVE, CRISTO! | EMMANUEL |
1953 |
51 |
ENTRE A TERRA E O CÉU | ANDRÉ LUIZ |
1954 |
52 |
PALAVRAS DE EMMANUEL | EMMANUEL |
1954 |
53 |
NOS DOMÍNIOS DA MEDIUNIDADE | ANDRÉ LUIZ |
1955 |
54 |
INSTRUÇÕES PSICOFÔNICAS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1956 |
55 |
FONTE VIVA | EMMANUEL |
1956 |
56 |
AÇÃO E REAÇÃO | ANDRÉ LUIZ |
1957 |
57 |
VOZES DO GRANDE ALÉM | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1957 |
58 |
CONTOS E APÓLOGOS | IRMÃO X |
1958 |
59 |
PENSAMENTO E VIDA | EMMANUEL |
1958 |
60 |
EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS | ANDRÉ LUIZ |
1959 |
61 |
MECANISMOS DA MEDIUNIDADE | ANDRÉ LUIZ |
1960 |
62 |
EVANGELHO EM CASA | MEIMEI |
1960 |
63 |
RELIGIÃO DOS ESPÍRITOS | EMMANUEL |
1960 |
64 |
A VIDA ESCREVE | HILÁRIO SILVA |
1960 |
65 |
ALMAS EM DESFILE | HILÁRIO SILVA |
1961 |
66 |
SEARA DOS MÉDIUNS | EMMANUEL |
1961 |
67 |
JUCA LAMBISCA | CASIMIRO CUNHA |
1961 |
68 |
O ESPÍRITO DA VERDADE | EMMANUEL |
1962 |
69 |
JUSTIÇA DIVINA | EMMANUEL |
1962 |
70 |
CARTILHA DO BEM | MEIMEI |
1962 |
71 |
RELICÁRIO DE LUZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1962 |
72 |
TIMBOLÃO | CASIMIRO CUNHA |
1962 |
73 |
ANTOLOGIA DOS IMORTAIS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1963 |
74 |
IDEAL ESPÍRITA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1963 |
75 |
LEIS DE AMOR | EMMANUEL |
1963 |
76 |
OPINIÃO ESPÍRITA | EMMANUEL / ANDRÉ LUIZ |
1963 |
77 |
SEXO E DESTINO | ANDRÉ LUIZ |
1963 |
78 |
DESOBSESSÃO | ANDRÉ LUIZ |
1964 |
79 |
CONTOS DESTA E DOUTRA VIDA | IRMÃO X |
1964 |
80 |
LIVRO DA ESPERANÇA | EMMANUEL |
1964 |
81 |
DICIONÁRIO DA ALMA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1964 |
82 |
TROVADORES DO ALÉM | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1965 |
83 |
PALAVRAS DE VIDA ETERNA | EMMANUEL |
1965 |
84 |
ESTUDE E VIVA | EMMANUEL / ANDRÉ LUIZ |
1965 |
85 |
O ESPÍRITO DE CORNÉLIO PIRES | CORNÉLIO PIRES |
1965 |
86 |
ENTRE IRMÃOS DE OUTRAS TERRAS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1966 |
87 |
CARTAS E CRÔNICAS | IRMÃO X |
1966 |
88 |
ANTOLOGIA MEDIÚNICA DO NATAL | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1967 |
89 |
CAMINHO ESPÍRITA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1967 |
90 |
ENCONTRO MARCADO | EMMANUEL |
1967 |
91 |
NO PORTAL DA LUZ | EMMANUEL |
1967 |
92 |
TROVAS DO OUTRO MUNDO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1968 |
93 |
E A VIDA CONTINUA | ANDRÉ LUIZ |
1968 |
94 |
LUZ NO LAR | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1968 |
95 |
À LUZ DA ORAÇÃO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1969 |
96 |
ORVALHO DE LUZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1969 |
97 |
PASSOS DA VIDA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1969 |
98 |
ESTANTE DA VIDA | IRMÃO X |
1969 |
99 |
ALMA E CORAÇÃO | EMMANUEL |
1969 |
100 |
POETAS REDIVIVOS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1969 |
101 |
IDÉIAS E ILUSTRAÇÕES | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1970 |
102 |
PAZ E RENOVAÇÃO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1970 |
103 |
VIDA E SEXO | EMMANUEL |
1970 |
104 |
MAIS LUZ | BATUÍRA |
1970 |
105 |
CORREIO FRATERNO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1970 |
106 |
TROVAS DO MAIS ALÉM | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1971 |
107 |
BENÇÃO DE PAZ | EMMANUEL |
1971 |
108 |
MÃE | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1971 |
109 |
ANTOLOGIA DA ESPIRITUALIDADE | MARIA DOLORES |
1971 |
110 |
RUMO CERTO | EMMANUEL |
1971 |
111 |
PINGA FOGO – PRIMEIRA ENTREVISTA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1971 |
112 |
CORAGEM | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1971 |
113 |
SINAL VERDE | ANDRÉ LUIZ |
1971 |
114 |
ENTREVISTAS | EMMANUEL |
1971 |
115 |
CHICO XAVIER – DOS HIPPIES AOS PROBLEMAS DO MUNDO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1972 |
116 |
ATRAVÉS DO TEMPO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1972 |
117 |
MÃOS UNIDAS | EMMANUEL |
1972 |
118 |
TAÇA DE LUZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1972 |
119 |
CHICO XAVIER PEDE LICENÇA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1972 |
120 |
MÃOS MARCADAS | ESPIRITOS DIVERSOS |
1972 |
121 |
NATAL DE SABINA | FRANCISCA CLOTILDE |
1972 |
122 |
ESCRÍNIO DE LUZ | EMMANUEL |
1973 |
123 |
SEGUE-ME | EMMANUEL |
1973 |
124 |
ENCONTRO DE PAZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1973 |
125 |
NA ERA DO ESPÍRITO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1973 |
126 |
ROSAS COM AMOR | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1973 |
127 |
BEZERRA, CHICO E VOCÊ | BEZERRA DE MENEZES |
1973 |
128 |
ASTRONAUTAS DO ALÉM | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1973 |
129 |
ENTRE DUAS VIDAS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1973 |
130 |
RETRATOS DA VIDA | CORNÉLIO PIRES |
1973 |
131 |
DIÁLOGO DOS VIVOS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1974 |
132 |
CALENDÁRIO ESPÍRITA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1974 |
133 |
INSTRUMENTOS DO TEMPO | EMMANUEL |
1974 |
134 |
RESPOSTAS DA VIDA | ANDRÉ LUIZ |
1974 |
135 |
JOVENS NO ALÉM | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1974 |
136 |
CONVERSA FIRME | CORNÉLIO PIRES |
1974 |
137 |
A TERRA E O SEMEADOR | EMMANUEL |
1975 |
138 |
CHÃO DE FLORES | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1975 |
139 |
CAMINHOS DE VOLTA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1975 |
140 |
O ESPERANTO COMO REVELAÇÃO | FRANCISCO V. P. LORENZ |
1975 |
141 |
BUSCA E ACHARÁS | EMMANUEL / ANDRÉ |
1975 |
142 |
AMANHECE | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1975 |
143 |
RECANTO DE PAZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1976 |
144 |
DEUS SEMPRE | EMMANUEL |
1976 |
145 |
SOMOS SEIS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1976 |
146 |
TINTINO… O ESPETÁCULO CONTINUA | FRANCISCA CLOTILDE |
1976 |
147 |
AUTA DE SOUZA | AUTA DE SOUZA |
1976 |
148 |
CRIANÇAS DO ALÉM | MARCOS |
1976 |
149 |
BAÚ DE CASOS | CORNÉLIO PIRES |
1976 |
150 |
AMIZADE | MEIMEI |
1976 |
151 |
COMPANHEIRO | EMMANUEL |
1977 |
152 |
MARIA DOLORES | MARIA DOLORES |
1977 |
153 |
MOMENTOS DE OURO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1977 |
154 |
AMOR E LUZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1977 |
155 |
COISAS DESTE MUNDO | CORNÉLIO PIRES |
1977 |
156 |
CHICO XAVIER EM GOIÂNIA | EMMANUEL |
1977 |
157 |
LUZ BENDITA | EMMANUEL / ESP. DIVERSOS |
1977 |
158 |
AMOR SEM ADEUS | WALTER PERRONE |
1978 |
159 |
RECADOS DO ALÉM | EMMANUEL |
1978 |
160 |
ENXUGANDO LÁGRIMAS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1978 |
161 |
CORAÇÃO E VIDA | MARIA DOLORES |
1978 |
162 |
CARIDADE | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1978 |
163 |
ASSIM VENCERÁS | EMMANUEL |
1978 |
164 |
FALOU E DISSE | AUGUSTO CEZAR NETTO |
1978 |
165 |
SOMENTE AMOR | MARIA DOLORES / MEIMEI |
1978 |
166 |
INSPIRAÇÃO | EMMANUEL |
1978 |
167 |
TEMPO DE LUZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1979 |
168 |
ENCONTROS NO TEMPO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1979 |
169 |
MARCAS DO CAMINHO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1979 |
170 |
JANELA PARA A VIDA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1979 |
171 |
AMIGO | EMMANUEL |
1979 |
172 |
CALMA | EMMANUEL |
1979 |
173 |
CLARAMENTE VIVOS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1979 |
174 |
ANTOLOGIA DA CRIANÇA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1979 |
175 |
CEIFA DE LUZ | EMMANUEL |
1979 |
176 |
SINAIS DE RUMO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1979 |
177 |
VIDA EM VIDA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1980 |
178 |
GAVETA DE ESPERANÇA | LAURINHO |
1980 |
179 |
ALGO MAIS | EMMANUEL |
1980 |
180 |
LIVRO DE RESPOSTAS | EMMANUEL |
1980 |
181 |
URGÊNCIA | EMMANUEL |
1980 |
182 |
IRMÃ VERA CRUZ | VERA CRUZ |
1980 |
183 |
A VIDA CONTA | MARIA DOLORES |
1980 |
184 |
MOMENTOS DE PAZ | EMMANUEL |
1980 |
185 |
PRONTO SOCORRO | EMMANUEL |
1980 |
186 |
DEUS AGUARDA | MEIMEI |
1980 |
187 |
IRMÃO | EMMANUEL |
1980 |
188 |
NOTÍCIAS DO ALÉM | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1980 |
189 |
VIDA NO ALÉM | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1980 |
190 |
FELIZ REGRESSO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1980 |
191 |
CAMINHOS | EMMANUEL |
1981 |
192 |
AULAS DA VIDA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1981 |
193 |
AUGUSTO VIVE | AUGUSTO CEZAR NETTO |
1981 |
194 |
VIAJORES DA LUZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1981 |
195 |
ELES VOLTARAM | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1981 |
196 |
RUMOS DA VIDA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1981 |
197 |
FAMÍLIA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1981 |
198 |
INTERVALOS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1981 |
199 |
ATENÇÃO | EMMANUEL |
1981 |
200 |
LINHA DUZENTOS | EMMANUEL |
1981 |
201 |
PAZ E ALEGRIA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1981 |
202 |
VIVENDO SEMPRE | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1981 |
203 |
SEARA DE FÉ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1981 |
204 |
NASCER E RENASCER | EMMANUEL |
1981 |
205 |
QUEM SÃO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1981 |
206 |
MAIS VIDA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1981 |
207 |
REENCONTROS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1982 |
208 |
FILHOS VOLTANDO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1982 |
209 |
SENTINELAS DA ALMA | MEIMEI |
1982 |
210 |
PALAVRAS DO CORAÇÃO | MEIMEI |
1982 |
211 |
ADEUS SOLIDÃO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1982 |
212 |
PRAÇA DA AMIZADE | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1982 |
213 |
GABRIEL | GABRIEL |
1982 |
214 |
ENTES QUERIDOS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1982 |
215 |
LEALDADE | MAURÍCIO G. HENRIQUE |
1982 |
216 |
SEGUINDO JUNTOS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1982 |
217 |
ENDEREÇOS DA PAZ | ANDRÉ LUIZ |
1982 |
218 |
MATERIAL DE CONSTRUÇÃO | EMMANUEL |
1982 |
219 |
PRESENÇA DE LAURINHO | LAURINHO |
1982 |
220 |
ESTAMOS NO ALÉM | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1982 |
221 |
VENCERAM | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1982 |
222 |
NINGUÉM MORRE | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1983 |
223 |
PACIÊNCIA | EMMANUEL |
1983 |
224 |
DIÁRIO DE BÊNÇÃOS | CRISTIANE |
1983 |
225 |
ANTENAS DE LUZ | LAURINHO | |
226 |
RECADOS DA VIDA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1983 |
227 |
MENSAGENS QUE CONFORTAM | RICARDO TADEU |
1983 |
228 |
MAIS PERTO | EMMANUEL |
1983 |
229 |
CAMINHOS DO AMOR | MARIA DOLORES |
1983 |
230 |
CORREIO DO ALÉM | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1983 |
231 |
OS DOIS MAIORES AMORES | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1983 |
232 |
VIDA NOSSA VIDA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1983 |
233 |
PAZ | EMMANUEL |
1983 |
234 |
ENTENDER CONVERSANDO | EMMANUEL |
1983 |
235 |
TEMPO E AMOR | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1983 |
236 |
QUANDO SE PRETENDE FALAR DA VIDA | ROBERTO MUSZKAT |
1983 |
237 |
HUMORISMO NO ALÉM | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1983 |
238 |
TOCANDO O BARCO | EMMANUEL |
1983 |
239 |
CONVIVÊNCIA | EMMANUEL |
1983 |
240 |
SORRIR E PENSAR | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1983 |
241 |
CONFIA E SEGUE | EMMANUEL |
1984 |
242 |
ALMA E VIDA | MARIA DOLORES |
1984 |
243 |
RETORNARAM CONTANDO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1984 |
244 |
PRESENÇA DE LUZ | AUGUSTO CEZAR NETTO |
1984 |
245 |
AGORA É O TEMPO | EMMANUEL |
1984 |
246 |
HORAS DE LUZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1984 |
247 |
HOJE | EMMANUEL |
1984 |
248 |
FÉ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1984 |
249 |
BASTÃO DE ARRIMO | ESPÍRITO WILLIAM |
1984 |
250 |
NOVAMENTE EM CASA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1984 |
251 |
VIAJOR | EMMANUEL |
1984 |
252 |
LOJA DE ALEGRIA | JAIR PRESENTE |
1984 |
253 |
ESPERANÇA E VIDA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1984 |
254 |
ESPERA SERVINDO | EMMANUEL |
1984 |
255 |
NESTE INSTANTE | EMMANUEL |
1984 |
256 |
EDUCANDÁRIO DE LUZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1984 |
257 |
TÃO FÁCIL | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1984 |
258 |
AMOR E SAUDADE | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1984 |
259 |
CARAVANA DE AMOR | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1984 |
260 |
JÓIA | EMMANUEL |
1985 |
261 |
BAZAR DA VIDA | JAIR PRESENTE |
1985 |
262 |
MONTE ACIMA | EMMANUEL |
1985 |
263 |
VIAJARAM MAIS CEDO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1985 |
264 |
JUNTOS VENCEREMOS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1985 |
265 |
NÓS | EMMANUEL |
1985 |
266 |
FESTA DE PAZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1985 |
267 |
DINHEIRO | EMMANUEL |
1985 |
268 |
MEDIUNIDADE E SINTONIA | EMMANUEL |
1985 |
269 |
LUZ E VIDA | EMMANUEL |
1985 |
270 |
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS | JAIR PRESENTE |
1985 |
271 |
CRER E AGIR | EMMANUEL / IRMÃO JOSÉ |
1985 |
272 |
ABRIGO | EMMANUEL |
1985 |
273 |
O ESSENCIAL | EMMANUEL |
1985 |
274 |
APELOS CRISTÃOS | BEZERRA DE MENEZES |
1985 |
275 |
RECONFORTO | EMMANUEL |
1986 |
276 |
PONTO DE ENCONTRO | JAIR PRESENTE |
1986 |
277 |
APOSTILAS DA VIDA | ANDRÉ LUIZ |
1986 |
278 |
CANAIS DA VIDA | EMMANUEL |
1986 |
279 |
JESUS EM NÓS | EMMANUEL |
1986 |
280 |
ESTRELAS NO CHÃO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1986 |
281 |
VOZES DA OUTRA MARGEM | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1986 |
282 |
ESTRADAS E DESTINOS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1986 |
283 |
VISÃO NOVA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1986 |
284 |
RESGATE E AMOR | TIAMINHO |
1986 |
285 |
VITÓRIA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1986 |
286 |
SEMENTES DE LUZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1986 |
287 |
INTERCÂMBIO DO BEM | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1986 |
288 |
TENDE BOM ÂNIMO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1987 |
289 |
DOUTRINA E VIDA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1987 |
290 |
ESPERANÇA E ALEGRIA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1987 |
291 |
FONTE DE PAZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1987 |
292 |
TREVO DE IDÉIAS | EMMANUEL |
1987 |
293 |
HORA CERTA | EMMANUEL |
1987 |
294 |
AÇÃO E CAMINHO | EMMANUEL / ANDRÉ LUIZ |
1987 |
295 |
PALAVRAS DA CORAGEM | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1987 |
296 |
TEMAS DA VIDA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1987 |
297 |
BRILHE VOSSA LUZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1987 |
298 |
ESCULTORES DE ALMAS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1987 |
299 |
PLANTÃO DA PAZ | EMMANUEL |
1987 |
300 |
VIDA ALÉM DA VIDA | LINEU DE PAULA LEÃO JR. |
1987 |
301 |
LAR – OFICINA, ESPERANÇA E TRABALHO | DIVERSOS |
1988 |
302 |
CURA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1988 |
303 |
PALCO ILUMINADO | JAIR PRSENTE |
1988 |
304 |
COMANDOS DO AMOR | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1988 |
305 |
ROSEIRAL DE LUZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1988 |
306 |
RELATOS DA VIDA | IRMÃO X |
1988 |
307 |
ALVORADA DO REINO | EMMANUEL |
1988 |
308 |
PÁGINAS DE FÉ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1988 |
309 |
GRATIDÃO E PAZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1988 |
310 |
ASSEMBLÉIA DE LUZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1988 |
311 |
CORAÇÕES RENOVADOS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1988 |
312 |
CONSTRUÇÃO DO AMOR | EMMANUEL |
1988 |
313 |
IRMÃOS UNIDOS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1988 |
314 |
ESCOLA NO ALÉM | CLÁUDIA P. GALASSE |
1988 |
315 |
INDULGÊNCIA | EMMANUEL |
1989 |
316 |
FOTOS DA VIDA | AUGUSTO CEZAR NETTO |
1989 |
317 |
CONFIA E SERVE | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1989 |
318 |
ACEITAÇÃO E VIDA | MARGARIDA SOARES |
1989 |
319 |
DOUTRINA E APLICAÇÃO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1989 |
320 |
SERVIDORES NO ALÉM | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1989 |
321 |
REFÚGIO | EMMANUEL |
1989 |
322 |
HISTÓRIAS E ANOTAÇÕES | IRMÃO X |
1989 |
323 |
FÉ, PAZ E AMOR | EMMANUEL |
1989 |
324 |
SEMEADOR EM TEMPOS NOVOS | EMMANUEL |
1989 |
325 |
RAPIDINHO | JAIR PRESENTE |
1989 |
326 |
PORTO DE ALEGRIA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1990 |
327 |
SENTINELAS DA LUZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1990 |
328 |
PERANTE JESUS | EMMANUEL |
1990 |
329 |
PÉTALAS DA PRIMAVERA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1990 |
330 |
DOUTRINA DE LUZ | EMMANUEL |
1990 |
331 |
A SEMENTE DE MOSTARDA | EMMANUEL |
1990 |
332 |
TRILHA DE LUZ | EMMANUEL |
1990 |
333 |
ALMA E LUZ | EMMANUEL |
1990 |
334 |
EXCURSÃO DE PAZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1990 |
335 |
HARMONIZAÇÃO | EMMANUEL |
1990 |
336 |
VEREDA DE LUZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1990 |
337 |
MORADIAS DE LUZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1990 |
338 |
ANTE O FUTURO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1990 |
339 |
CONTINUIDADE | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1990 |
340 |
DÁDIVAS DE AMOR | MARIA DOLORES |
1990 |
341 |
A VERDADE RESPONDE | EMMANUEL / ANDRÉ LUIZ |
1990 |
342 |
FULGOR NO ENTARDECER | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1991 |
343 |
AÇÃO, VIDA E LUZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1991 |
344 |
ASSUNTOS DA VIDA E DA MORTE | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1991 |
345 |
CARMELO GRISI, ELE MESMO | CARMELO GRISI |
1991 |
346 |
NOVO MUNDO | EMMANUEL |
1991 |
347 |
LUZ NO CAMINHO | EMMANUEL |
1991 |
348 |
PÉROLAS DE LUZ | EMMANUEL |
1992 |
349 |
LEVANTAR E SEGUIR | EMMANUEL |
1992 |
350 |
CENTELHAS | EMMANUEL |
1992 |
351 |
ESTAMOS VIVOS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1992 |
352 |
TESOURO DE ALEGRIA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1993 |
353 |
SEMENTE | EMMANUEL |
1993 |
354 |
MENTORES E SEAREIROS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1993 |
355 |
REVELAÇÃO | JAIR PRESENTE |
1993 |
356 |
O LIGEIRINHO | EMMANUEL |
1993 |
357 |
BÊNÇÃOS DE AMOR | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1993 |
358 |
TEMPO E NÓS | EMMANUEL / ANDRÉ LUIZ |
1993 |
359 |
COMPAIXÃO | EMMANUEL |
1993 |
360 |
GOTAS DE PAZ | EMMANUEL |
1993 |
361 |
MIGALHA | EMMANUEL |
1993 |
362 |
A VOLTA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1993 |
363 |
AS PALAVRAS CANTAM | CARLOS AUGUSTO |
1993 |
364 |
ESPERANÇA E LUZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1993 |
365 |
PREITO DE AMOR | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1993 |
366 |
ABENÇOA SEMPRE | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1993 |
367 |
PÁSSAROS HUMANOS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1994 |
368 |
VIVEREMOS SEMPRE | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1994 |
369 |
DÁDIVAS ESPIRITUAIS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1994 |
370 |
UNIÃO EM JESUS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1994 |
371 |
MOMENTO | EMMANUEL |
1994 |
372 |
VIDA E CAMINHO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1994 |
373 |
ANTOLOGIA DA PAZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1994 |
374 |
PINGO DE LUZ | CARLOS AUGUSTO |
1995 |
375 |
RENASCIMENTO ESPIRITUAL | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1995 |
376 |
ANTOLOGIA DA CARIDADE | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1995 |
377 |
NOTAS DO MAIS ALÉM | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1995 |
378 |
INDICAÇÕES DO CAMINHO | CARLOS AUGUSTO |
1995 |
379 |
RECADOS DA VIDA MAIOR | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1995 |
380 |
PALAVRAS DE CHICO XAVIER | EMMANUEL |
1995 |
381 |
ANOTAÇÕES DA MEDIUNIDADE | EMMANUEL |
1995 |
382 |
PLANTÃO DE RESPOSTAS – PINGA FOGO II | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1995 |
383 |
ELENCO DE FAMILIARES | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1995 |
384 |
ANTOLOGIA DA JUVENTUDE | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1995 |
385 |
ANTOLOGIA DA AMIZADE | EMMANUEL |
1995 |
386 |
SÍNTESES DOUTRINÁRIAS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1995 |
387 |
ANTOLOGIA DA ESPERANÇA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1995 |
388 |
DOUTRINA – ESCOLA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1996 |
389 |
SAUDAÇÃO DO NATAL | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1996 |
390 |
PAZ E AMOR | CORNÉLIO PIRES |
1996 |
391 |
ALMA DO POVO | CORNÉLIO PIRES |
1996 |
392 |
PAZ E LIBERTAÇÃO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1996 |
393 |
NOVOS HORIZONTES | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1996 |
394 |
OFERTA DE AMIGO | CORNÉLIO PIRES |
1996 |
395 |
DEGRAUS DA VIDA | CORNÉLIO PIRES |
1996 |
396 |
ANTOLOGIA DO CAMINHO | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1997 |
397 |
TOQUES DA VIDA | CORNÉLIO PIRES |
1997 |
398 |
TROVAS DO CORAÇÃO | CORNÉLIO PIRES |
1997 |
399 |
SENDA PARA DEUS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1997 |
400 |
TRAÇOS DE CHICO XAVIER | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1997 |
401 |
PEDAÇOS DA VIDA | CORNÉLIO PIRES |
1997 |
402 |
CAMINHOS DA FÉ | CORNÉLIO PIRES |
1997 |
403 |
CAMINHOS DA VIDA | CORNÉLIO PIRES |
1997 |
404 |
PÉTALAS DA VIDA | CORNÉLIO PIRES |
1997 |
405 |
CAMINHO ILUMINADO | EMMANUEL |
1998 |
406 |
AGENDA DE LUZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1998 |
407 |
ESCADA DE LUZ | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1999 |
408 |
CANTEIRO DE IDÉIAS | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1999 |
409 |
TROVAS DA VIDA | CORNÉLIO PIRES |
1999 |
410 |
CIDADE NO ALÉM | ANDRÉ LUIZ – LUCIUS |
1999 |
411 |
PERDÃO E VIDA | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1999 |
412 |
AMOR E VERDADE | ESPÍRITOS DIVERSOS |
1999 |
Fonte da tabela: https://dirceurabelo.wordpress.com/2011/12/09/chico-xavier-obra-completa-em-ordem-cronologica/
ENTRE O REAL E O VIRTUAL: A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD) COMO ESPAÇO PARA O EDUCAR (APRENDER E ENSINAR) PELA PESQUISA.
Leociléa Aparecida Vieira Vieira.
O estudo que ora se apresenta, insere-se na linha de pesquisa: Novas Tecnologias em Educação, do Programa de Doutorado em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A pesquisa teve como objetivos: a) identificar as facilidades e as dificuldades encontradas pelos professores-alunos dos cursos de pós-graduação em “Tecnologias e Educação a Distância” e “EaD e as Novas Tecnologias”, na realização de suas pesquisas nos ambientes virtuais de aprendizagem; b) analisar os princípios norteadores de práticas pedagógicas articuladas ao processo de construção do conhecimento e a maneira como a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica contribui para a formação do “aluno pesquisador” enquanto produtor de conhecimento. O marco conceitual introdutório foi estruturado ao se fazer o entrelaçamento entre tecnologia e currículo, enquanto a revisão da literatura discorreu sobre a história do conhecimento; a pesquisa como princípio educativo e como princípio científico. A investigação que se caracteriza pelo estudo de caso possibilitou que emergissem as categorias de análise “educar e aprender pela pesquisa” e a “autonomia” na concepção freireana. Para a interpretação dos instrumentos de coleta, utilizou-se da análise do conteúdo na fala dos vinte e um professores-alunos e oito professores da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica e Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso, a fim de entender os enfrentamentos e os desafios virtuais e reais dos sujeitos da pesquisa. Durante o desenvolvimento desta, observou-se que algumas barreiras precisam ser superadas, tanto por parte dos discentes quanto dos docentes, entre elas: a) plágios; b) deficiência na leitura; c) entendimento de que pesquisar se distancia das teclas do copiar e colar; d) ausência da cultura de que o aluno aprende, quer seja no virtual ou real; e) resistência ao novo; f) dialogicidade na escrita do material didático; g) a própria distância virtual que não permite o focar “olho no olho” de quem aprende e de quem ensina. Ao finalizar o presente estudo, procurou-se mostrar que o educar e aprender pela pesquisa, especialmente na EaD, deve propiciar ao aluno, sujeito da aprendizagem, o desenvolvimento de sua autonomia sustentada em uma proposta educativa que permita a leitura crítica do mundo, visando um fazer social e político, que conduza educandos e educadores à liberdade.
Disponível em: http://www.pucsp.br/gepi/downloads/RESUMO_DISSERTACOES_GEPI/2011_TESE_LEOCILEA.pdf
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ORGANIZADORES PRÉVIOS, MAPAS CONCEITUAIS, DIAGRAMAS V E UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS
Marco Antonio Moreira
É feita uma descrição detalhada da teoria da aprendizagem significativa na visão clássica de David Ausubel, segundo a leitura, ou releitura, do autor. A teoria não é apresentada como nova, mas sim como atual. Argumenta-se que houve uma apropriação superficial, polissêmica, do conceito de aprendizagem significativa, de modo que qualquer estratégia de ensino passou a ter a aprendizagem significativa como objetivo. No entanto, na prática a maioria dessas estratégias, ou a escola de um modo geral, continuam promovendo muito mais a aprendizagem mecânica, puramente memorística, do que a significativa. Por isso, o texto procura esclarecer o que é, afinal, aprendizagem significativa. Isso é feito abordando recursivamente esse conceito ao longo do texto de modo a promover a diferenciação progressiva do mesmo.
Disponível em: http://www.faatensino.com.br/wp-content/uploads/2014/04/Aprendizagem-significativa-
Organizadores-pr%C3%A9vios-Diagramas-V-Unidades-de-ensino-potencialmente-significativas.pdf
TÉCNICAS PARA PRODUZIR IDÉIAS
Ou coisas para pensar sobre como podermos pensar com foco
Luiz Oliveira Junior
Apresentação disponível em: http://pt.slideshare.net/luizojr/aula4-12728942
Vídeos da apresentação: