O seguinte vídeo trata dos seguintes tópicos:o escopo do que é planejamento formal ou informal;a diferença entre planejamento individual, coletivo e para terceiros;mudanças significativas no planejamento durante sua aplicação;o caso específico de planejamento didático (para terceiros) durante o isolamento social, lidando com as grandes diferenças socioeconômicas e educativas de cada aluno; a diferença no uso da tecnologia para fins de trabalho e para fins pessoais; a ressignificação do uso dos meios tecnológicos para o planejamento à distância; o planejamento coletivo voltado a terceiros na educação à distância; a nova realidade do cenário educacional e as novas necessidades para planejamento; o planejamento flexível em momentos de instabilidade; o planejamento pedagógico brasileiro sendo dependente das instruções e normativos das autoridades governamentais; o uso da tecnologia para suprir as necessidades socioafetivas educacionais durante períodos de isolamento social; a necessidade de definição de objetivos que levem em consideração os conteúdos e as necessidades dos alunos; a individualização pedagógica para cada aluno; a inovação e as iniciativas da educação básica à frente das instituições de ensino superior; o comparativo das iniciativas brasileiras com as estrangeiras; a preparação para o retorno de alunos após período de isolamento; o mau uso dos dados obtidos a partir dos sistemas educacionais; o aumento da autonomia dos professores perante suas turmas; o enfraquecimento da educação pública à distância ao longo dos anos no Brasil; a acentuação de problemas de defasagem no ensino público; a possibilidade de aproveitar a crise educacional para iniciar nova gestão; a necessidade de comunicação dos professores com seus pares; a necessidade de mudança na gestão pública de educação.
Escola e planejamento educacional no contexto atual | Aprendizagem Remota
Mediadora: Aline Amorim –Ifes/UNIREDE
Debatedores:
Rita Maria Lino Tarcia –UNIFESP/ABED
Remi Castioni – UNB
Vanessa Braga –SEDUC/RJ