Eu poderia ser um cracudo.
Eu poderia me prostituir.
Eu poderia até entrar para a política.
Com tantas colocações mais bem quistas em nossa sociedade, por que denegrir minha imagem me tornando um professor?
Na época de minha mãe, professor era mais do que respeitado. Nas palavras dela, ”a gente tinha medo do professor“. Alunos que se levantavam para o professor entrar em sala nunca o desrespeitavam. Os pais ensinavam as crianças a acatar a autoridade do professor, tanto dentro quanto fora de sala de aula. Claro que, com esse pseudo-poder, havia sim professores que abusavam de tal credibilidade social e apresentavam comportamentos antiéticos (como há em qualquer outro lugar — e ainda há em internatos). Esse temor ao professor criava um ambiente de distanciamento entre o profissional e as crianças. Sob uma perspectiva anacrônica, a posteridade considera tal abordagem como ”tóxica” (jargão atual para qualquer coisa desagradável).
Na minha época, a escola já era considerada extensão do lar. As ”tias” e os ”tios”, apelidos afetivos dados aos professores, representam a mudança no paradigma da autoridade: não mais como autoridades impostas pelo temor disciplinar (até de castigos físicos), mas pela respeitabilidade que se dispõe a um membro da família. Já nessa época surgiam os alunos-problema, que desafiavam a autoridade magisterial tal como dentro de qualquer família há jovens que desafiam seus pais e parentes.
E chegamos à época atual.
Professores sofrem ameaças de violência dentro e fora do ambiente escolar.
Professores são agredidos fisicamente ou verbalmente dentro e fora de sala de aula.
Professoras são assediadas sexualmente por alunos.
Professora aposentada que continua trabalhando é morta a facadas por aluno dentro de sala de aula.
“Um levantamento realizado em julho de 2022 pela associação Nova Escola ouviu mais de 5 mil professores e 51,23% deles relataram terem sido agredidos verbalmente nas escolas em que trabalhavam. Outros 7,53% relataram violência física. Na maioria das vezes (50,5%), os agressores eram os alunos.” (Mar 27, 2023) https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/a-escalada-da-violencia-contra-professores-no-brasil-segundo-pesquisas
Ao recebimento de notas baixas, pais de alunos voltam-se não contra o desleixado, mas contra o professor.
À reclamação dos responsáveis pelos alunos, a diretoria volta-se contra o professor.
Às queixas da sociedade, as políticas públicas voltam-se contra o professor.
Não há suporte para o trabalho do professor e se reconhece que não há suporte. Porém, em lugar de desenvolverem estratégias para sanar essa deficiência, vemos em seminários posturas como:
“A pesquisa TIC Educação apresenta também evidências gritantes de que a infra-estrutura de TI das escolas públicas brasileiras é, em média, muito deficiente. Ainda assim, a qualidade da infra-estrutura não pode mais servir como justificativa para os professores não usarem tecnologia. Eles precisam ser inspirados a driblar as limitações existentes […]” Haroldo Torres.
Ou seja, mais uma vez a batata-quente é posta nas mãos do professor. Ele que se vire. A “sociedade contemporânea” exige que haja mais tecnologia em sala de aula? Não é o governo ou a escola, é o professor quem tem que criar um jeito de as crianças pesquisarem na internet, mesmo que em suas casas, porventura, não haja nem ao menos saneamento básico, quanto mais um celular.
Eu ainda sou da geração que assistiu “Meu Mestre, minha vida” e “Ao mestre, com carinho” e ficou com a idéia romântica de que é possível com boa vontade, autoridade e disciplina mudar a vida de jovens, contribuir para o progresso da sociedade e ter o trabalho de sua vida admirado, inspirar outros a fazerem ainda melhor. Faltou combinar com a realidade.
O professor não tem liberdade pedagógica alguma em sala de aula. Pelo contrário, ele é apenas mais um funcionário que deve seguir o projeto político-pedagógico da instituição ao qual está vinculado. Esta deve seguir as determinações das secretarias de educação municipais ou estaduais (conforme o caso), além de se conformar às diretrizes federais estipuladas pelo MEC. LDB, PNE, PCN, DCN, BNCC e acrônimos e leis e normas e portarias. Um sem número de obrigatoriedades e restrições emaranhadas com a documentação que precisa preencher para provar que está trabalhando. Sua aula não é sua. Você é apenas mais uma engrenagem na enferrujada máquina pública.
E no caso de escolas particulares, ainda precisa ser mais um a aquiescer às vontades de reizinhos e princesinhas cujos pais não toleram que sejam disciplinados. Ai de ti se afetares os melindres e as susceptibilidades do amado filhinho que não é bolsista. Nem pense em dar mais matéria para casa, pois isso vai prejudicar seu tempo para o cursinho e seu ”tempo de qualidade” com a família.
Tenho dados que demonstram que desde o século XIX professores do Império já reclamavam de baixos salários e péssimas condições de trabalho. Infra-estrutura precária (escolas são pardieiros), falta de apoio do governo, falta de bons livros didáticos. Pouco mudou no cerne da questão em mais de 200 anos. Ainda que a maquilagem fornecida por computadores, smartphones e wi-fi desvie a atenção para telas coloridas, a persistente falta de valorização do professor é problema crônico e endêmico no Brasil. Ou seja, você cresce escutando seus professores reclamando de baixos salários. Se você resolver ser professor, já sabe de antemão que ganhará mal, será maltratado pelos alunos e seus responsáveis e não terá apoio nem da escola nem do governo.
E se mesmo com todos esses reveses você decidir enfrentar a tudo e a todos, bancar-se, ir para uma escola de periferia na capital com o intuito de transformar a vida de jovens, seja por meio da educação ou do esporte, algum traficante de nosso narco-país pode matar você por estar prejudicando os negócios.
Vale a pena ser professor?
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