O professor pesquisador – Parte 2

PESQUISA-AÇÃO:
a Produção Partilhada de Conhecimento
Maria Amélia Santoro Franco

Este texto relata percursos de pesquisa-ação e tem a finalidade de realçar as possibilidades desta metodologia como produtora de conhecimentos partilhados. Analisa diferentes abordagens na prática da pesquisa-ação, destacando elementos para a composição de um protocolo de pesquisa na pesquisa-ação. O texto é tecido pela integração de diferentes pesquisas, com diferentes procedimentos, realçando o papel das espirais
cíclicas na produção coletiva de conhecimentos. Neste processo de articulação de conhecimentos a partir de diferentes procedimentos são analisados, especialmente, a autoscopia e a escuta sensível. As investigações analisadas reiteram a importância das espirais cíclicas como procedimento fundamental para estruturar os processos cognitivos que ocorrem durante a pesquisa-ação.

Palavras-chave: Pesquisa-ação. Produção coletiva. Autoscopia. Escuta sensível.

Texto completo: Pesquisa-Acao _ Produção Partilhada de Conhecimento


Fonte: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/ensino/article/viewFile/816/780

Anúncios