TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO:
A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A INCLUSÃO DIGITAL DO PROFESSOR.
Deise Juliana Francisco (UFAL)
Emmanuele Maria Correia Costa(UFAL)
João Aureliano(CESMAC)
Em decorrência das transformações emergentes nas estruturas sociais contemporâneas o ato de educar vem se modificando profundamente. O trabalho ora apresentado tem como proposta, a partir dos resultados sintetizados em uma pesquisa de iniciação científica, apresentar sob o viés da inclusão digital os desafios encontrados por 184 professores da rede pública de ensino do município de Capela/AL no que se refere à integração das Tecnologias da Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa ação de cunho exploratório e descritivo de natureza qualitativa e quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários semi-abertos e a participação dos pesquisadores como observadores da realidade em estudo. Posteriormente foram desenvolvidas oficinas de inclusão digital com 60 professores que desenvolveram projetos em sala de aula utilizando os conhecimentos adquiridos nas oficinas. Como resultado percebe-se que, embora existam laboratórios de informática estruturados e professores com predisposição para seu uso, ainda faltam iniciativas de inclusão digital do professor preparando-o para esta nova ambiência informacional.
Texto completo: TECNOLOGIAS-DA-INFORMACAO-E-COMUNICACAO
Fonte: http://dmd2.webfactional.com/media/anais/TECNOLOGIAS-DA-INFORMACAO-E-COMUNICACAO-A-PRATICA-PEDAGOGICA-E-A-INCLUSAO-DIGITAL-DO-PROFESSOR..pdf