O seguinte vídeo trata dos seguintes tópicos: a importância das diversas tecnologias de educação à distância (do rádio à internet) para suprir a repentina necessidade durante o tempo em que houve a quarentena; as competências socioemocionais em ambientes mediados por tecnologia de comunicação; a importância do smartphone como principal meio de acesso à internet (em especial para entretenimento e comunicação); a importância da tecnologia de comunicação como instrumento de transformação social; a importância da orientação aos jovens para um melhor uso da tecnologia; a importância de uma melhor distribuição da tecnologia; as mudanças curriculares em conseqüência da necessidade da educação à distância; as mudanças curriculares em conseqüência das mudanças sociais causadas pelo uso maciço da tecnologia; a necessidade de flexibilização dos currículos; as exclusão social derivada da exclusão digital; a necessidade de incluir na formação do professor o uso das tecnologias digitais.
TECNOLOGIA, INCLUSÃO DIGITAL E INCLUSÃO SOCIAL: ESTAREMOS PREPARADOS? | Aprendizagem Remota
Mediador: Bárbara Sabadin Bueno
Debatedores: Alexandre Martins dos Anjos, Rita Maria Lino Tarcia e Carlos Alberto Oliveira
Sessões abertas:
O cenário da educação mundial, diante da pandemia de Covid-19, experimenta, neste momento, uma realidade totalmente nova, trazendo, a reboque, desafios enormes para toda a sociedade.
No Rio de Janeiro, o grupo de especialistas se organiza, no sentido de prover aos alunos da rede de Educação Pública Estadual a aprendizagem remota, por meio de mediação tecnológica, sem deixar de lado a importância da relação professor-aluno.
Esse grupo estará disponível para empreender, junto às equipes da rede de Educação Pública Estadual, debates relacionados a temas aderentes ao mote que rege as ações do estado, de acordo com a Unesco.