Este encontro virtual ocorrido no contexto da pandemia apresenta um retrato das principais questões educacionais ocorridas à época: a necessidade de um gerenciamento veloz para migração do ensino presencial para o ensino virtual, as questões sociais e psicológicas impostas pelo distanciamento das pessoas (em especial suas conseqüências para a educação infanto-juvenil) e a diferença da alfabetização digital entre jovens alunos (nativos digitais) e professores (imigrantes digitais).
O novo professor: desafios da educação em tempos de pandemia | Aprendizagem Remota
“O cenário da educação mundial, diante da pandemia de Covid-19, experimenta, neste momento, uma realidade totalmente nova, trazendo, a reboque, desafios enormes para toda a sociedade.
No Rio de Janeiro, o grupo de especialistas se organiza, no sentido de prover aos alunos da rede de Educação Pública Estadual a aprendizagem remota, por meio de mediação tecnológica, sem deixar de lado a importância da relação professor-aluno.
Esse grupo estará disponível para empreender, junto às equipes da rede de Educação Pública Estadual, debates relacionados a temas aderentes ao mote que rege as ações do estado, de acordo com a Unesco.
Mediador: Cláudia Capello
Debatedores: Aline Amorim, Eloiza Oliveira e Claudia Raybolt”