A educação à distância pode ocorrer de diversas formas. Por televisão, rádio, correios (sendo o Instituto Universal Brasileiro o mais antigo ainda em funcionamento) ou atualmente via internet. Nesta, com fins de facilitar a interação entre mestres e alunos, são criados os chamados Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s), plataformas fechadas ou abertas nas quais docentes e discentes podem interagir entre si, viabilizando o processo de ensino-aprendizagem e padronizando as ferramentas educacionais.
Essa padronização é importante na constituição dos cursos. Além de ”dar rosto” aos mesmos (padronização de elementos visuais e interativos), facilita a organização do trabalho tanto por parte dos produtores de conteúdo quando dos estudantes que irão acessar esse conteúdo com mais facilidade.
Existem várias plataformas disponíveis no mercado, sendo as principais:
- Blackboard: uma das plataformas de aprendizagem online mais conhecidas do mundo, é utilizada por muitas universidades e empresas. É usado tanto para gerenciamento quanto para os cursos em si. Como ferramentas, o Blackboard oferece fóruns de discussão, salas de bate-papo, testes e pesquisas, blogs, wikis, entre outros. O Blackboard também pode ser integrado a outros sistemas e plataformas.
A empresa responsável pela comercialiação do Blackboard no Brasil é a Anthology: https://www.anthology.com/pt-br/produtos/ensinando-e-aprendendo/eficacia-da-aprendizagem/blackboard-learn
- Canvas: uma plataforma em nuvem que oferece recursos para ensino à distância e presencial, além de ferramentas de colaboração e comunicação. Foi projetada para que professores e alunos trabalhem colaborativamente. Professores podem organizar o curso em módulos seqüenciais; podem ser formados grupos de estudo entre os alunos; e há suporte a videoconferências integrado ao ambiente. O Canvas é uma plataforma de código aberto, o que significa que os usuários podem contribuir para o desenvolvimento do software e criar seus próprios plugins e extensões.
A empresa criadora e responsável pela comercialização do Canvas é a Instructure: https://www.instructure.com/pt-br/canvas
- Google Classroom: uma plataforma de ensino-aprendizagem online desenvolvida pela Google, que permite criação de aulas, compartilhamento de conteúdo e comunicação entre professores e alunos. O principal atrativo do Google Classroom é a sua integração com os outros serviços da empresa, como o Google Drive e Google Docs. A plataforma é gratuita e pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo com conexão à internet. A principal desvantagem é a obrigatoriedade de ter uma conta Google, mesmo enquanto aluno (exceto nos casos em que a instituição de ensino lhe fornecer login para o acesso).
A empresa responsável pelas instruções de implantação é a própria Google: https://edu.google.com/intl/ALL_br/get-started/setup-products/
- Schoology: uma plataforma de gerenciamento de aprendizagem baseada em nuvem que permite a criação de cursos, atribuição de tarefas e avaliações online. O Schoology é uma plataforma amplamente utilizada em escolas e universidades nos Estados Unidos e em outros países. Uma de suas principais características é sua capacidade de integração com o Google Drive, o Office 365 e o Turnitin.
A empresa responsável pela comercialização do Schoology é a Power School: https://www.powerschool.com/product-demo/product-demo-schoology-learning/
Para conhecer o Turnitin acesse: https://www.turnitin.com/pt
- Moodle: Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment é uma plataforma de gestão de aprendizagem virtual de código aberto e gratuita, criada em 2002 pelo educador Martin Dougiamas. É uma plataforma altamente personalizável, adaptável às necessidades de cada curso e de cada instituição, desde o ensino primário até o universitário. Possui ferramentas para criar e compartilhar conteúdo síncrono ou assíncrono, desde testes até videoconferências. Uma das principais vantagens do Moodle é sua comunidade de desenvolvedores e usuários em todo o mundo.
Para conhecer mais sobre o Moodle, acesse: https://moodle.org/?lang=pt_br
- TelEduc: Finalizando esta lista, não podemos deixar de fora o sistema genuinamente brasileiro TelEduc.
O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo de Informática Aplicada a Educação) sob a orientação da Profa. Dra. Heloísa Vieira da Rocha do Instituto de Computação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a partir de uma metodologia de formação de professores construída com base na análise das várias experiências presenciais realizadas pelos profissionais do núcleo.
O ambiente é parte integrante da dissertação de mestrado “Formação a Distância de Recursos Humanos para Informática Educativa” de autoria de Alessandra de Dutra e Cerceau.
O Nied, como uma de suas linhas de pesquisa, tem realizado diversos cursos a distância através do TelEduc desde 1998, acompanhando progressivamente o desenvolvimento do ambiente.
Este projeto contou com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
Atualmente está sendo apoiado pela Organização dos Estados Americanos – OEA.
Fonte: http://teleduc4.multimeios.ufc.br/pagina_inicial/teleduc.php