A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA MODALIDADE À DISTÂNCIA:
(des)construindo metanarrativas e metáforas
Oreste Preti
A discussão sobre a formação do professor ganha novos contornos, hoje, ao ser associada à modalidade de educação a distância. Por quê? Inicialmente, nos propomos analisar práticas discursivas hegemônicas de mudanças na ação pedagógica e de (re)significação da mesma em relação à formação do professor, ao gerenciamento da escola e ao uso das novas tecnologias. Neste movimento inserem-se as propostas de formação e treinamento a distância, em expansão acelerada a partir do final da década de 90. O que nos propomos, num segundo momento, é analisar, no percurso da experiência do Núcleo de Educação Aberta e a Distância (Nead) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na formação de professores, algumas “práticas” consideradas como explicativas da sua consolidação, no sentido de (res)significarmos discursos sobre a formação do professor.
Texto completo: 915-973-1-PB
Fonte: http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/915/890