Excerto de:
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica | Escola de Gestores da Educação Básica | CEAD UFPE
Fonte: http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/uft/file.php/1/coord_ped/sala_3/mod03_2unid_12.html
Material complementar pertinente disponível em:
Sala Ambiente Projeto Político Pedagógico e a Organização do Ensino
O Projeto Político-Pedagógico na perspectiva do planejamento participativo
Elaboração do PPP
Em linhas gerais, podemos fazer uso de diferentes termos/expressões para identificarmos as distintas fases do processo de elaboração, implementação e avaliação de um projeto político-pedagógico. Já vimos que Veiga (1996) propõe os Atos Conceitual, Situacional e Operacional.
Danilo Gandin (1991) e Celso Vasconcellos (2000), por sua vez, destacam três etapas constituintes do projeto político pedagógico: o estabelecimento do Marco Referencial, composto pelo Marco Situacional, o Marco Político-Filosófico e o Marco Operativo; a constituição de um Diagnóstico, e o estabelecimento da Programação. Nesta Sala Ambiente vamos seguir as orientações de Gandin e Vasconcellos, mas destacamos que elas apresentam relações com a proposta de Veiga.
A seguir, utilizamos um quadro elaborado por Vasconcellos (2000, p.170), para detalhar as partes constituintes do processo de elaboração e implementação de um projeto político-pedagógico.
Quadro 1 – Marcos do PPP, segundo Gandin e Vasconcellos
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PPP | ||
MARCO REFERENCIAL | DIAGNÓSTICO | PROGRAMAÇÃO |
O que queremos alcançar? |
O que nos falta para ser o que desejamos? | O que faremos concretamente para suprir tal falta? |
É a busca de um posicionamento:
Estabelecimento do sonho ideal. |
É a busca das necessidades da escola feita a partir da análise da realidade e/ou o juízo sobre a realidade da instituição em comparação com aquilo que desejamos que a escola seja.
Nossa prática atual, definição do sonho possível. |
É a proposta de ação. O que é necessário e possível para diminuir a distância entre o que vem sendo e o que deveria ser. O que vamos fazer para atingir o sonho possível? |
Antes de tratar especificamente de cada uma dessas etapas do processo de elaboração do PPP, vamos discutir dois momentos importantes que antecedem essa construção, que são a metodologia de trabalho e a mobilização da comunidade escolar.