Conhecimento – Parte 2

MÓDULO DIDÁTICO: OS VALORES
Currículo Básico Comum – Filosofia do Ensino Médio
Marcelo P. Marques
Centro de Referência Virtual do Professor – SEE-MG / outubro 2010

Quando falamos em “conhecimento”, pensamos logo em “ciência”. De um modo geral, o conhecimento científico é considerado pela maioria das pessoas como sendo a verdade das coisas. Os meios de comunicação veiculam e reforçam essa espécie de preconceito favorável que temos em relação à ciência e que se chama cientificismo ou positivismo.
Proponho questionar essa ideia recebida e mostrar que há uma efetiva multiplicidade de saberes legítimos, dentre os quais a ciência. Podemos dizer que a especificidade do ser humano é ser capaz de tomar consciência de sua situação no mundo, buscando compreender onde e como vive, e tentar fazer alguma coisa em relação ao que descobre. Por isso, há diversos tipos ou níveis de conhecimento e é preciso perguntar quais são, como funcionam e como se relacionam com as ciências.

Texto completo: {60cd2ef5-ace9-41fc-b9a9-8bbec38abd4e}_tipos de conhecimento


Fonte: Centro de referência virtual do professor SEE-MG
(Como de costume, a página está fora e não tenho o link neste momento… Mas quando funciona, o lugar é bom.)