Processos de avaliação: material complementar – Parte 7

FORTALECENDO COMPETÊNCIAS
Formação continuada para o Programa Abrindo Espaços: educação e cultura para a paz
Organização e redação final: Marlova Jovchelovitch Noleto
Redação e edição: Gabriela Athias
Colaboradores: Cristina Cordeiro, Helena Povere, Lia Diskin, Candido Gomes, Marisa Sari,
Julio Jacobo, Regina Vassimon, Anailde Almeida, Leoberto N. Brancher e Rita Ippolito
Revisão técnica: Marlova Jovchelovitch Noleto, Rosana Sperandio Pereira, Alessandra Terra
Magagnin e Candido Gomes
Revisão: Rejane Lobo e Jeanne Sawaya
Diagramação: Rodrigo Domingues
Capa e projeto gráfico: Edson Fogaça

A multiplicação da cultura de paz

No ano em que o Programa Abrindo Espaços: educação e cultura para a paz completa oito anos, a Representação da UNESCO no Brasil tem a oportunidade de lançar uma coleção de sete publicações para sistematizar uma iniciativa de inclusão social e redução de violência com foco na
escola, no jovem e na comunidade.
O Programa Abrindo Espaços consiste na abertura das escolas públicas nos fins de semana, com oferta de atividades de esporte, lazer, cultura, inclusão digital e preparação inicial para o mundo do trabalho. Ao contribuir para romper o isolamento institucional da escola e fazê-la ocupar papel central na articulação da comunidade, o programa materializa um dos fundamentos da cultura de paz: estimular a convivência entre grupos diferentes e favorecer a resolução de conflitos pela via da negociação.
A UNESCO agradece à Fundação Vale pela parceria que lhe possibilita publicar esta coleção, uma ferramenta de multiplicação de um programa que já é política pública e está presente em escolas dos 26 estados da federação e do Distrito Federal. O objetivo das publicações é compartilhar com a sociedade o conhecimento e a experiência acumulados pela UNESCO na gestão do Programa Abrindo Espaços, que tem como uma de suas
missões agregar valor a iniciativas focadas na construção e na multiplicação da cultura de paz.

Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0017/001785/178535por.pdf


Fonte: n/a