Perfil dos alunos do ensino superior – Parte 1

ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A EMPREGABILIDADE: EXPLORANDO A VISÃO DOS ESTUDANTES
Mônica Zulauf

Este artigo examina a postura dos estudantes em relação ao desenvolvimento das habilidades de empregabilidade no ensino superior. A análise se baseia em um questionário de pesquisa apresentado a 60 alunos de graduação, os quais cursaram bacharelado em políticas sociais e bacharelado combinado em políticas sociais e sociologia em uma universidade londrina, criada depois de 1992. A pesquisa examina a opinião que os estudantes têm sobre as habilidades desenvolvidas e sobre suas preferências no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades para a empregabilidade. Os resultados mostram que a maioria dos estudantes considera de igual importância o conhecimento sobre matérias variadas e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à empregabilidade. Há total apoio para uma estratégia institucional e um modelo integrado que reforcem as habilidades para a empregabilidade. Os resultados finais endossam a necessidade do desenvolvimento de habilidades para a empregabilidade, no contexto da aprendizagem.

Texto completo: a06n16


Fonte: Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 126-155
http://www.scielo.br/pdf/soc/n16/a06n16.pdf