Paradigmas da Educação Superior do século XXI no Brasil – Parte 6

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR VOLTADA PARA A APRENDIZAGEM FAZ A DIFERENÇA
Marcos T. Masetto
PUC – São Paulo/Mackenzie

A pedagogia universitária na Universidade de São Paulo

É crescente a demanda por inovações pedagógicas em todos os níveis de ensino e a Universidade de São Paulo tem procurado corresponder a essa expectativa da sociedade contemporânea. Orientada por diretrizes que buscam a valorização do ensino de graduação, a Pró-Reitoria de Graduação vem desenvolvendo ações que buscam investir nos professores enquanto sujeitos do trabalho de formação, propiciando espaços para ampliar as possibilidades de sua formação pedagógica.

A realização do ciclo “Seminários de Pedagogia Universitária” é parte de uma política institucional voltada para a melhora qualitativa do ensino e para o desenvolvimento profissional docente. Os seminários são acompanhados dos “Cadernos de Pedagogia Universitária” , que trazem a publicação de textos orientadores das abordagens desenvolvidas por profissionais brasileiros e estrangeiros, de grande presença no campo das pesquisas e da produção de conhecimentos a respeito da docência universitária.

Com essas iniciativas a Pró-Reitoria de Graduação disponibiliza aos professores da Universidade de São Paulo a discussão dos múltiplos aspectos políticos, teóricos e metodológicos orientadores da docência, bem como das condições que permeiam a sua realização, com a esperança de contribuir com a necessária mudança paradigmática do ensino universitário.

Texto completo: Caderno_12_PAE docência no ensino superior Marcos T Masetto(1)


Fonte: http://www.prpg.usp.br/attachments/article/640/Caderno_12_PAE.pdf