Escola e avaliação da aprendizagem no contexto atual – Parte 1

O seguinte vídeo trata sobre os seguintes tópicos: avaliação dos alunos durante o ensino remoto emergencial; conceitos básicos de avaliação: formativa, somativa e prognóstica; processo de avaliação como reflexão do processo de ensino-aprendizagem (construção do conhecimento); a diferença entre a trajetória do aluno e os instrumentos de avaliação (provas e testes); a importância da definição de critérios de avaliação; a avaliação por competências desenvolvidas no ano letivo; o problema do processo de inclusão digital, tanto dos professores quanto dos alunos, e seu impacto no processo de aprendizagem e avaliação; a contraposição da proposta da cultura do educando autônomo e realidade escolar atual; o processo de adaptação para sair do ensino presencial para ingressar no ensino remoto; nem todos os professores têm competência para o ensino remoto; a interação entre a escola e a família, bem como a definição de seus papéis; o problema da falta de assiduidade dos alunos no ensino remoto; as questões emocionais relacionadas ao isolamento social; a avaliação é uma forma de mensuração de juízo de valor; a perplexidade dos profissionais de educação em relação a esse período e ao retorno às atividades; a questão da tecnofobia e da tecnofilia; a oportunidade que a crise trouxe de trazer para a normalidade a mediação tecnológica em formato híbrido; detalhamento da avaliação: onde avaliar, como avaliar, para que avaliar, quem avaliar, quando avaliar e o que avaliar; a personalização da avaliação e seu impacto psicológico nos alunos; a questão burocrática da avaliação; reflexão sobre os marcos legais não estarem preparados para eventos como o isolamento social; a diferença entre a teoria pedagógica e a prática escolar, bem como sua aplicabilidade; novas possibilidades de avaliação mediadas pelas plataformas virtuais; o uso de plataformas digitais como instrumento para aumentar o engajamento dos alunos; a ferramentalização das plataformas digitais como meio de trabalho, não apenas como meio de comunicação; os ganhos de aprendizagem profissional durante o tempo do isolamento social.

Escola e avaliação da aprendizagem no contexto atual | Aprendizagem Remota
Mediador: Claudia Capello – UERJ
Debatedores
Eloiza da Silva Gomes de Oliveira – UERJ
Márcia de Medeiros Aguiar – Cesgranrio / FGV
Ana Valeria Dantas – SEEDUCRJ

Publicidade