Novas redes sociais (ou A saga do pato)

TL;DR A quem interessar possa, fiz uma conta no Instagram e depois uma no Tumblr.


Texto longo:

1 – Considerando que o Facebook deu-me um famigerado strike por conta de meme;

Desde que isso aconteceu, também vem cerceando os escassos vídeos que lá adiciono para comporem as postagens desta página. Mesmo arquivos em mensagens privadas são recusados por aquela plataforma! Tenho de recorrer a subterfúgios para lá hospedar imagens ou vídeos…

2 – Considerando que manterei meu site maçante e enfadonho;

Tenho plena ciência de que filosofia, andragogia, política, ciências e meus passatempos não são interessantes à maioria das pessoas. Porém esta página é minha e reflete como eu sou: rabugento, reclamão e, digamos, “ortodoxo não-ortodoxo”.

3 – Considerando que finalmente aceitei que o Orkut não voltará -_-;

Uma pena, pois marcou história… E pessoalmente prefiro usar páginas com html/css mais simples. Não gosto de nada escondido do usuário.

4 – Considerando que tenho toneladas (virtuais) de coisas no meu computador;

Coisas que eu gostaria de compartilhar, mas que não têm lugar nesta página.

Procuro fazer deste meu sítio um ponto de referências, um repositório útil para todos que por aqui passarem. Seja uma mensagem positiva, seja uma acidamente ferrenha crítica social. Seja uma postagem sobre Ciências Puras, seja uma postagem sobre pragmatismo cotidiano. Até mesmo sobre meus passatempos preferidos! Gostaria que aqui se mantivesse um local para compartilhar informações importantes limpo e razoavelmente organizado.

5 – Considerando que não tenho smartphone (e se tudo der certo nunca terei!);

Recuso-me a me tornar escravo de um aparelho.

Pawel Kuczynski, Controle

E é difícil fazer as pessoas entenderem que não tenho zapzap! Como curiosidade, meu aparelho é um Alcatel OneTouch, que só temos porque a vida contemporânea assim o requer. E não o porto fora de casa (é mantido tal como telefone fixo).

6 – Considerando que a vida não é só feita de coisas sérias;

Decidi que precisava de um lugar para enviar somente coisas alegres e leves. Um lugar na internet só para o que for agradável de se ver, positivo, sem o ranço reclamador que me é natural. Resolvi, portanto, fazer contas em outras redes sociais. Afinal, se você não é bem quisto em algum lugar, certamente há outro que lhe acolherá de braços abertos!

O Instagram aceita que eu poste imagens normalmente ainda que ele as corte, ou seja, eu tenho que preparar cada uma, uma a uma, antes de enviar. Até aí, vá lá… Só que ele não aceitou que eu enviasse um vídeo. Tentei de novo e de novo e o vídeo foi recusado. Então fui escavar mais fundo e percebi que o sistema somente aceita vídeos no formato MP4 com codecs H.264 e áudio ACC. Converto o vídeo. Reenvio. E tomo strike na conta no primeiro dia!

O vídeo foi marcado como nudez/pornografia. Só que o vídeo é de um pato. No veterinário. ಠ_ಠ Vem cá, e os perfis das quengas seminuas (ou nuas mesmo) passam pelo filtro numa boa por causa de quê? E vejo lá embaixo, no rodapé da página, que o Instagram é parte do Facebook… Aff… Isso explica muita coisa!

Procurando então outro lugar para enfiar o bendito pato, tentei encontrar uma plataforma que aceitasse qualquer tipo de arquivo. E descobri o Tumblr, que em sua propaganda diz exatamente isso: ”poste o que quiser”. Texto, imagem, atalho, vídeo e som. “Ótimo!”, pensei. E nele também meu patinho não foi aceito…

Ó raios! Ninguém aceita meu pato!

E cogitei sobre as demais plataformas em voga. E percebi que não havia lugar para meu patinho…

*Tenho uma conta no LinkedIn, criada com o propósito de promover as postagens que aqui faço. Não é o mote tampouco a função da plataforma publicar patinhos. Descartado.

*Twitter exige número de telefone. Descartado.

*Flickr limita a conta a 1000 arquivos. Minha conta lá está para um próximo projeto. Descartado.

*Blogger é do Google e eu detesto os serviços do Google. Descartado.

*WordPress até aceita, mas é necessário pagamento. E com o preço atual do dólar: descartado.

Insatisfeito, insisti: meu pato tem que ser aceito em algum lugar! Pelos céus! E usei o arquivo preparado para o Instagram numa tentativa final antes de desistir. E nasceu:

E descubro que terei de converter cada arquivo que tenho para os parâmetros da plataforma… Que trabalhão! Ao menos o pato agora tem lugar para ficar! |:^D)