A PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O USO DO MODELO METODOLÓGICO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
Amanda Bifano Balbinot
Ana Marli Bulegon
Elaine Harada Teixeira de Oliveira
Patricia Alejandra Behar
Vera Catarina Castiglia Portella
Este artigo apresenta a metodologia utilizada num trabalho desenvolvido em uma disciplina de um curso de pós-graduação. O trabalho consiste na implementação de um Objeto de Aprendizagem (OA), cujo tema decorre da discussão entre o papel do professor virtual e do professor presencial. O OA, tinha como objetivo apresentar uma reflexão sobre o papel do professor nessa mudança de paradigma e estava estruturado segundo o modelo metodológico dos Três Momentos Pedagógicos (TMP). Esse modelo metodológico permitiu verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, desenvolver as discussões da oficina através dessa verificação e aplicá-lo através de reflexão. Verificou-se que houve amadurecimento das concepções que se tinha antes e ao final da oficina.
Texto completo: 18108-64575-1-PB
Fonte: http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/18108/10680