A tempestade de idéias (brainstorming) e o mapa conceitual – Parte 2

MAPA CONCEITUAL: ENSAIANDO CRITÉRIOS DE ANÁLISE
Lidia Ruiz-Moreno
Maria Cecília Sonzogno
Sylvia Helena da Silva Batista
Nildo Alves Batista

Os Mapas Conceituais constituem importante instrumento para acompanhar a aprendizagem, demandando compreender os processos de construção. Este trabalho se propõe a apresentar e discutir critérios de análise de mapas conceituais elaborados por pós-graduandos do Mestrado “Ensino em Ciências da Saúde”. Os critérios de análise foram: quantidade e qualidade de conceitos, níveis de hierarquia, número de inter-relações, palavras de enlace e proposições com significado lógico, estrutura do mapa, representatividade dos conteúdos e criatividade. Identificaram-se estruturas hierárquicas de significativa riqueza conceitual e representatividade dos temas trabalhados. Acredita-se que o processo de construção levou aos alunos a estabelecerem relações entre os novos conteúdos e seus conhecimentos prévios, criando maiores possibilidades de integração. A análise empreendida mostrou-se valiosa como uma ferramenta de trabalho para o professor da área da saúde, para desenvolver práticas avaliativas comprometidas em apreender os processos de aprendizagem dos alunos.

Texto completo: aula 8 artigo mapa conceitual


Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n3/a12v13n3.pdf

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