Metodologia para o ensino superior: material complementar – Parte 4

ORGANIZAÇÃO DE TEMPO E MÉTODOS DE ESTUDO: OFICINAS COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Cláudia Basso1
Laila Priscila Graf
Fabiani Cabral Lima
Beatriz Schmidt
Marucia Patta Bardagi

Este relato de experiência apresenta um programa de oficinas, desenvolvido junto a universitários que enfrentavam problemas de desempenho ou pretendiam potencializá-lo. As intervenções visaram contribuir com o aperfeiçoamento de estratégias de estudo, proporcionando espaço para discussão de expectativas e dificuldades acadêmicas. As oficinas foram coordenadas por bolsistas REUNI de pós-graduação em Psicologia, totalizando cinco encontros. Participaram 23 alunos da UFSC vinculados majoritariamente às fases iniciais de cursos de graduação. Os resultados sugerem que a iniciativa é promissora, possibilitando reflexões sobre expectativas iniciais acerca do curso e a realidade vivenciada, o processo de ensino-aprendizagem e a organização de tempo de estudo. A maioria dos estudantes relatou maior preparação para lidar com as exigências acadêmicas após a intervenção.

Texto completo: Organização de tempo e métodos de estudo_Oficinas com estudantes universitários


Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902013000200012