Exemplos de atividades baseadas na oralidade
Atividade | Descrição | Aplicação | Mediação |
Tempestade Cerebral | É um processo para geração de diversas ideias/opções, que é realizado até que um número suficiente de ideias tenha sido gerado. Após esta fase, as opções são analisadas, identifica-se a melhor e desenvolve-se um plano de ação. | • Envolve os estudantes de forma ativa elevando o raciocínio
• Fomenta a aprendizagem entre pares e cria sinergia • Promove o pensamento crítico. Ajuda o grupo a chegar a um consenso. |
• Use para incentivar raciocínio, criatividade, indagação e consenso.
• Não utilize o método quando houver apenas uma ou poucas respostas “corretas” • Instrua os estudantes de forma clara com relação ao funcionamento da atividade. • Garanta a obediência às regras. |
Discussão em pequenos grupos baseada em estudos de caso | Pequenos grupos de 5-10 alunos analisam tarefas baseadas em casos, trocando pontos de vista enquanto trabalham em um processo de resolução de problemas. Na aprendizagem baseada em problemas, o problema aparece em primeiro lugar e os estudantes trabalham de forma progressiva gerando hipóteses, explorando mecanismos, aperfeiçoando e investigando questões relativas á aprendizagem bem como aplicando a nova informação ao caso. | • Envolve os estudantes de forma ativa e estimula a aprendizagem entre pares.
• Ajuda os participantes a explorar conhecimento prévio para construir em cima do que eles já sabem. • Facilita o intercâmbio de ideias e a conscientização de interesses mútuos. • Promove liderança, trabalho em equipe, comunicação e habilidades de colaboração. • Fomenta o raciocínio (aplicação, síntese, avaliação) versus a mera memorização. |
• Use casos elaborados de forma cuidadosa que sejam prototípicos dos objetivos do conteúdo.
• Atue como facilitador para administrar dinâmica de grupo de forma efetiva. • Ajude o grupo a tratar de conflitos de forma construtiva. • Garanta que a disposição dos lugares facilite a discussão. • Crie um ambiente propício para que os estudantes participem, façam perguntas e façam erros sem sanções. • Estabeleça regras básicas para os grupos que se encontram regularmente. |
Jogos | Usado para trazer a competição, participação, e feedback na experiência de aprendizagem. | • Envolve os estudantes de forma ativa.
• Pode acrescentar ou renovar a motivação. • Promove trabalho em equipe e habilidades colaborativas. • Fomenta um desafio que pode levar à confiança. • Promove feedback. • Pode criar um ambiente de aprendizagem prazeroso. |
• Escolha jogos relevantes em um nível adequado cuja expectativa pode atingir os objetivos de aprendizagem.
• Apresente o jogo e esclareça os objetivos. • Dê instruções claras e completas. • Crie uma mentalidade amigável versus acirrada; não critique ou humilhe os perdedores ou permita que outros o façam. • Não tome partido ou demonstre parcialidade. • Procure controlar o que ocorre. |
Discussão em um grupo grande
Perguntas e respostas |
Utiliza a arte de buscar informação e estimular o raciocínio para atingir um determinado objetivo. | • Coloca o ônus da aprendizagem no estudante e amplia seu envolvimento.
• Proporciona um feedback imediato ao professor e ao estudante. • É útil para conduzir os estudantes a níveis mais elevados de raciocínio e investigação. • Fornece pistas valiosas a respeito de motivação do estudante e como facilitar a aprendizagem da melhor forma possível. • Ajuda os estudantes a identificar e produzir em cima de conhecimento prévio. |
• Desenvolva questões compatíveis com os objetivos de forma a estimular o raciocínio e induza os estudantes a encaminhar-se ao próximo nível.
• Utilize questões abertas que tenham mais do que uma resposta correta que incentive os estudantes a pensar de forma crítica ao invés de repetir fatos. • Prepare uma questão que tenha uma sequência clara. • Desenvolva habilidades de facilitação de grupos e conduza de forma efetiva, prestando atenção à tarefa bem como às funções de interação do grupo. |
Demonstração | Desempenhar uma atividade de forma que os estudantes possam observar como é realizada para que possam, por sua vez, prepará-los a transferir a teoria para a aplicação prática. | • Ajuda os estudantes a aprender bem a partir de exemplos práticos.
• Promove a autoconfiança. • Promove oportunidades para perguntas e respostas objetivas. • Possibilita o foco em detalhes específicos em vez de teorias gerais. |
• Ser capaz de fazer bem o que você deseja demonstrar.
• Planejar a demonstração cuidadosamente. • Manter a apresentação simples e a explicação suficientemente completa para atingir seus objetivos. • Complemente as demonstrações com outros materiais áudio visuais. • Proporcione aos estudantes a oportunidade de praticar o que foi demonstrado. |
Texto completo: exemplos_atividades_oralidade
Fonte: ? (por favor, caso conheça o autor do quadro acima, favor indicar.