Atualização e contextualização temática: material complementar – Parte 10

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO:
Algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo
Joana Peixoto
Cláudia Helena dos Santos Araújo

O presente artigo pretende analisar os fundamentos do discurso predominante sobre as relações entre as tecnologias e a educação, tomando por base um estado da arte realizado sobre os usos do computador na educação escolar, no período de 1997 a 2007 no Brasil. Nesse estado da arte foram encontrados 107 trabalhos relacionados a essa temática e a referência a 1.330 autores. A análise destes trabalhos conduz à reflexão que busca apoio teórico em um descolamento dos discursos habituais sobre o uso das tecnologias em educação: tanto aqueles que se baseiam nas prescrições normativas para a incorporação dos instrumentos tecnológicos (visão instrumental), como aqueles que impõem as TIC como uma fatalidade no seio das escolas (determinismo tecnológico). O corpus total foi objeto de análise de conteúdo, indicando as categorias: o computador como recurso didático-pedagógico e o computador como recurso político-pedagógico.

Palavras-chave: Computador. Educação escolar. Discurso pedagógico.

Texto completov33n118a16


Fonte: http://www.scielo.br/pdf/es/v33n118/v33n118a16.pdf