Identidade docente profissional – Parte 1

A GESTÃO DA AULA UNIVERSITÁRIA NA PUCRS

Marlene Correro Grillo
Ana Lúcia Souza de Freitas
Rosana Maria Gessinger
Valderez Marina do Rosário Lima (Org.)

Por que o professor faz o que faz na sala de aula? O que o professor precisa saber para ensinar? Como mobilizar o aluno para aprender? Como a avaliação pode contribuir para a aprendizagem? E na prática, o que fazer? Tais questionamentos encontram-se referendados ao longo das páginas desta obra, uma produção teórica que as autoras, com base no diálogo permanente com os professores e gestores em assessorias pedagógicas, em cursos de qualificação da gestão da aula oferecidos pela PROGRAD, em eventos de capacitação docente e em manifestações de professores nos encontros do Projeto Reflexões oferecem à comunidade da PUCRS. Os textos relacionam-se entre si pelo alinhamento com as concepções teórico-pedagógicas expressas no Projeto Pedagógico Institucional PUCRS 2007, que fundamentam a ação pedagógica na Universidade.

O livro expressa a preocupação por parte da PROGRAD com a qualidade da aula de graduação, com a qualificação dos professores em seu tempo e em seu amanhã, razão por que esta Pró-Reitoria elegeu como meta prioritária de suas ações a qualidade da aula.

Texto completo: agestaodaaula


Fonte: www.pucrs.br/edipucrs/agestaodaaula.pdf