Educação Superior a Distância no contexto da política de formação de professores
Cláudio Nei Nascimento da Silva, Beatrice Laura Carnielli
O presente artigo aborda o surgimento de políticas e estratégias de estímulo ao Ensino a Distância (EaD) no Brasil, como alternativa para a formação e qualificação de professores para o exercício do magistério na Educação Básica. O pano de fundo desta análise é constituído pela problemática da seletividade do acesso ao ensino superior e as demandas sociais pela qualificação docente. O texto ressalta a importância atribuída a EaD pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9396/96, e também analisa as razões sociais, políticas e econômicas que justificam o fortalecimento desta no cenário da educação nacional, como possibilidade de atender às diversas demandas impostas pelo novo paradigma capitalista. São também analisadas algumas experiências brasileiras de formação de professores através da EaD, e o texto conclui apontando os motivos pelos quais a EaD vem se consolidando, cada dia mais, no cenário da educação nacional.
Texto completo: Educação Superior à Distância
Fonte: http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/45anos/I-EAD.html#Tema