Daí eu entro em contato com o síndico do prédio. Primeiro passo na loja do prédio, mas o rapaz não tinha o contato, pedindo que eu retornasse no dia seguinte. Dia seguinte, 20/10, outro funcionário da loja, muito solícito, nos ajuda, permitindo que eu entrasse em contato pelo próprio celular dele com o síndico, Sr. João. Como este não podia me atender por estar em seu trabalho, pede que eu converse com seu auxiliar, o Sr. Duarte. Explicando a situação para o Sr. Duarte, ele vem ao nosso quintal ver a situação, para poder melhor explicar ao Sr. João.
Dia seguinte, hoje, 21/10, é feita a verificação e descobrimos que o cupinzeiro do outro lado da parede é enorme. Acontece que a loja no térreo do prédio está fechada há bastante tempo. Sem ninguém para perceber a tempo, a praga infestou. E está na coluna do prédio, com a parede de 50 cm de espessura praticamente oca.
Esta madrugada estava estudando sobre a história da máquinas que mudaram o mundo. Como o surgimento da superfície plana permitiu a criação dos instrumentos de precisão. A história da precisão mecânica desde a unificação metrológica da Revolução Francesa até o surgimento dos blocos Johansson. O desenvolvimento dos sistemas de torno, desde os tornos medievais, o projeto renascentista de torno de Leonardo da Vinci que já incluía um volante inercial, até o surgimento do primeiro torno metálico em 1751, que possibilitou a Revolução Industrial no século posterior. O surgimento da prensa que, associada com a chegada da tecnologia chinesa de produção de papel, permitiu o surgimento do livro impresso, a mais importante ferramenta para o desenvolvimento da humanidade.
E, esta manhã, tenho que ver caixa de cupim. pqp.
Segunda-feira vem o dono da loja…