Autismo funcional em adultos 2

Como identificar um adulto que tenha autismo leve? Ou que tenha síndrome de Asperger? É importante esclarecer o assunto para assim identificar as melhores soluções e abordagens a serem tomadas. Por vezes, passam-se décadas antes de um diagnóstico positivo. Estes dois vídeos tratam desse assunto.

Autismo em Adultos: quando e como saber? – Live NeuroSaber de 04/02/2018

#17 Asperger x Autismo – Qual a diferença? – Live NeuroSaber


Ver também:

https://pedrofigueira.pro.br/2019/03/24/autismo-funcional-em-adultos/

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Autoavaliação – Parte 1

CONHECENDO E APLICANDO RUBRICAS EM AVALIAÇÔES
Luiz Cláudio Medeiros Biagiotti
DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA

Este trabalho tem por finalidade apresentar as rubricas, ferramentas bastante úteis para a avaliação de processos e produtos finais na educação. Sua utilização no Brasil ainda é muito restrita, embora em alguns países, do
Primeiro Mundo, já seja de utilização constante.
Além do trabalho de pesquisa que venho realizando há algum tempo, este artigo também aborda algumas discussões acontecidas durante um workshop sobre rubricas do qual participei recentemente. Pretendo por este artigo, contribuir para a divulgação do tema.

Texto completo: artigo avaliação por rubricas biagiotti 2005


Fonte: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/007tcf5.pdf

Rubricas na avaliação formativa – Parte 2

METACOGNIÇÃO E SUCESSO ESCOLAR: ARTICULANDO TEORIA E PRÁTICA
Claudia Davis
Marina M. R. Nunes
Cesar A. A. Nunes

Este artigo busca salientar a importância da metacognição para os processos de aprendizagem e para o sucesso escolar. Para tanto, discute a necessidade de se construir, nas salas de aula, uma cultura do pensar, que propicie aos alunos: a. uma forma de explicitar, desde cedo, modalidades de pensamento, tornando-as, assim, passíveis de ser compartilhadas; b. um estímulo ou motivação para pensar, de forma a alcançar decisões acertadas; c. a coragem para enfrentar situações novas; d. a transferência de estratégias e conhecimentos gerados em um dado contexto para outros. Um aspecto central na implementação de uma cultura do pensamento é desenvolver habilidades metacognitivas, pois é por meio delas que se torna possível a elaboração de conhecimentos e formas de pensar que assegurem maior possibilidade de sucesso e generalização, bem como a aquisição da autonomia na gestão da aprendizagem e na construção de uma auto-imagem de aprendiz competente. Exemplos de como implementar essa proposta são fornecidos, destacando como a organização do ensino
torna os alunos sujeitos de sua própria aprendizagem.

Texto completo: a1135125


Fonte: http://www.scielo.br/pdf/cp/v35n125/a1135125.pdf

Vida e morte num mundo de solidão: Hikikomori e Kodokushi

De que adianta tanta tecnologia para ”conectar” as pessoas, se estamos cada vez mais longe uns dos outros?

Estes três documentários mostram o resultado da vida moderna no Japão, um fenômeno que está aos poucos se espalhando para todo o mundo. Pessoas de todas as idades estão cada vez mais isoladas, seja por problemas psiquiátricos, seja por abandono familiar.

O isolamento social está criando verdadeiros eremitas urbanos, pessoas com pouco ou nenhum contato com outras pessoas. Vivem e morrem em seus privados mundos de solidão.

E você? Já parou para notar as pessoas ao seu redor? Ou também está anestesiado e ”sem tempo” para o próximo por causa da vida contemporânea?

Japan’s modern-day hermits: The world of hikikomori

Hikikomori Loveless: What causes young Japanese hermits to give up on real life

Dying Alone: Kodokushi, Japan’s epidemic of isolation through the eyes of a ‘lonely death’ cleaner

Rubricas na avaliação formativa – Parte 1

POR QUE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS?
Cesar A. A. Nunes

Vale a pena pensarmos um pouco o que queremos quando falamos em aprendizagem por projetos.
Tudo que fazemos que tenha certo grau de complexidade precisa ser projetado para ser bem feito. Produtos complexos em geral precisam de planejamento para várias etapas, divisão de tarefas, relação de recursos a serem buscados, etc.
Um projeto de aprendizagem é um projeto no qual o aluno vai aplicar o que está aprendendo enquanto cria um produto. Porém, diferentemente de um projeto para gerar apenas um produto complexo, um projeto de aprendizagem é projetado para que aconteça a aprendizagem. Portanto, ao invés de ter apenas divisão de tarefas, etapas, previsão de recursos, tempos, etc., o projeto de aprendizagem também prevê paradas para reflexão, feedback, autoavaliação e avaliação de pares, discussão com outros grupos e atividades para “melhoria de ideias” …
Diferentemente de uma sequência didática, num projeto de aprendizagem há preocupação em gerar um produto. Porém, esse produto não precisa ser um objeto concreto. Pode ser uma ideia, uma campanha, uma teoria, etc. A grande vantagem de gerar esse produto é criar oportunidades para o aluno aplicar o que está aprendendo e também desenvolver algumas habilidades e competências. Para que essas oportunidades de aprendizagem aconteçam o professor precisa desenhar/ projetar uma sequência de atividades adequada.

Texto completo: 1581124


Fonte: http://livrozilla.com/doc/1581124/textos-de-subsídio-para-o-curso-de-aprendizagem-baseada-em

Processos de avaliação: material complementar – Parte 11

Alfabetização Midiática e Informacional: currículo para formação de professores

Estas páginas contêm informações relevantes para a formação de professores. Sugiro adicioná-las às suas fontes de referências.

http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information
http://www.unesco.org/new/en/education/themes/
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/media_information_literacy_curriculum_for_teachers_in_

Ver também:
http://www.nmc.org

https://www.educause.edu/

http://www.cgi.br

Processos de avaliação: material complementar – Parte 10

We all want to be young (legendado)

Eu particularmente considerei o curta abaixo tendencioso e muito (muito) mal editado, mas é possível garimpar informações sobre a diferença entre as gerações e daí extrapolar as dificuldades em lidar com estudantes de diferentes faixas etárias.