Entenda os motivos do conflito entre Israel e Palestina

Embora a factualidade do holocasuto e o número de judeus mortos na Segunda Grande Guerra sejam tópicos controversos, os três vídeos da BBC abaixo sintetizam de forma bastante didática o conflito político-religioso que ocorre naquela região do Oriente Médio.

A ignorância do homem médio brasileiro associada ao fanatismo religioso de certas correntes cristãs leva a um grande equívoco acerca do problema, a defesa imponderada e irrefletida de algum lado, e a apoio baseado meramente em ideologia ou religiosidade.

Como começou o conflito entre israelenses e palestinos | BBC News Brasil
O conflito entre israelenses e palestinos, que transformou o Oriente Médio em um barril de pólvora permanente, é muito complexo. Esta disputa já levou a dezenas de milhares de mortes e a milhões de refugiados. Mas afinal, por que eles lutam?

O que são os assentamentos israelenses e o que deu início às intifadas palestinas | BBC News Brasil
A questão dos colonos, que vivem nos assentamentos construídos por Israel nos territórios ocupados, é um dos temas mais delicados do conflito entre israelenses e palestinos. Veja, neste vídeo, como eles cresceram desde 1967 e como as tensões entre as comunidades culminaram em intifadas.

Por que Jerusalém é chave para o conflito entre israelenses e palestinos | BBC News Brasil
A cidade de Jerusalém é sagrada para judeus, muçulmanos e cristãos e é ponto nevrálgico do conflito entre israelenses e palestinos. Neste vídeo, mostramos como a cidade é dividida e por que tem sido o cenário de tantas disputas desde o início do conflito.