Como ter uma casa off-grid (fora da malha)?

Então você se cansou de morar na cidade? Ou se cansou das famigeradas empresas distribuidoras de água e energia? Bem-vindo ao mundo dos aventureiros!

Dizemos que a ”malha” ou ”grid” é a rede de distribuição de insumos (água, energia, comunicação e gás) operada por empresas seja no campo, seja na cidade. Habitações fora dessa rede não contam com saneamento básico, iluminação noturna etc. (fornecidos por outrem) e são sinônimos de uma vida difícil. Tolo engano! É perfeitamente possível viver muito bem fora da malha.

Viver fora da malha é uma escolha de vida de que quem traz para si toda a responsabilidade de suprir-se o conforto do mundo contemporâneo. Quem se acostumou a ter logo ali nas paredes a fonte das facilidades do século XXI dificilmente optará por deixar essas benesses para trás. Afinal, por que passar pelas mesmas dificuldades de nossos bisavós, se hoje já há tecnologia para tudo? Mas essa escolha pela facilidade da tecnologia causa uma grande dependência de empresas e pessoas e coisas. Quando você resolve assumir o controle, na verdade o que está buscando é a liberdade de não ter de depender de ninguém!

Para isso, conhecimento é fundamental. Você terá de aprender como funciona toda a cadeia seqüencial de fornecimento desses insumos básicos para reproduzi-la, em menor escala, para sua própria casa. Embora comunicação e gás sejam interessantes, o essencial de que você precisará será energia elétrica e, especialmente, água (bem como tratar a água utilizada).

Energia elétrica

A forma mais custosa de ter energia em sua casa fora da malha é comprar um gerador a combustível e ligá-lo quando precisar. Vai gastar óleo diesel cada vez que usar, fazer um barulhão e durar pouco tempo. Se quiser uma alternativa permanente, a sugestão é usar uma fonte de energia melhor como o Sol ou uma mini-usina hidroelétrica.

A montagem de uma mini-hidroelétrica dependerá de haver um riacho com queda d’água próximo de onde vai morar. Você monta um moinho ou turbina e aproveita a energia da queda d’água, lembrando que não pode fazer represa. Ou você esquece todo esse problema de gerador e usina e vai direto para a solução mais recomendada que é a da energia solar.

As placas de energia solar hoje são muito mais baratas que antes e já é possível abastecer sua casa com condicionador de ar e chuveiro quente só com elas. Você vai precisar das placas, baterias (para armazenar a energia do Sol para a noite), um inversor (para transformar a corrente contínua da bateria para a alternada dos aparelhos domésticos) e um controlador.

Uma vez montado o sistema, serão anos e anos sem preocupações com contas, além de ter todos os benefícios da cidade, como geladeira e TV. Também pode ter um sistema comunicação para ter acesso à internet banda larga por satélite.

Abastecimento de água

O mais precioso dos bens que você terá de obter é a água. Você aprenderá a dar muito (muito) valor à água.

Em alguns lugares há restrições legais para a perfuração de poços artesianos, então para essa opção você talvez precisará de autorização prévia. Se estiver longe de uma fonte natural de água, como rio ou lago, a forma mais simples é contratar um caminhão-pipa para se abastecer, encher seu reservatório de tempos em tempos e cuidar da salubridade da água. Mas considere que aprender a reaproveitar a água da chuva, ou de uso doméstico vale muito a pena. A opção mais complexa é montar sua própria estação de tratamento de esgoto doméstico para reutilização da água. É um empreendimento muito caro e talvez não valha a pena para uma casa só…

Salubridade e saneamento

Não ter rede de esgoto disponível é um chamariz para todo tipo de doenças. Evite soluções medíocres e vá direto para a mais eficiente de todas: monte uma fossa biodigestora (<< clique no link). Neste caso, a água não é reutilizável (potável), mas é completamente limpa de todos os contaminantes antes de ser devolvida à natureza. Não contamina o solo de sua casa e possíveis poços artesianos que queira construir.


Vídeos de exemplo:

O modelo industrial da máquina abaixo pode fornecer água para uso doméstico (banho, limpeza) em escala. O modelo do vídeo é para consumo (água de beber).
WATEAIR – MÁQUINA DE FAZER ÁGUA 96º PROGRAMA TV FACENS

Tratamento Alternativo de Esgoto e Produção de Água de Reúso | Saneamento Rural Unicamp

Turbina hidroeléctrica puede dar energía a poblaciones | upsocl.com

Generador de energía hidráulica ultrapequeño | Japan Video Topics – Español

A Casa Off-Grid Sustentável – Conhecendo David Rocha – Parte 2 | Pés Descalços | Biodigestor e Solar