Planejando o trabalho por projetos – Parte 1

METODOLOGIAS ATIVAS: DO QUE ESTAMOS FALANDO?
Base conceitual e relato de pesquisa em andamento
Henrique Martins Rocha
Washington de Macedo Lemos

O presente artigo apresenta os principais conceitos, ferramentas e métodos das denominadas Metodologias Ativas e a aplicação das mesmas no curso de Engenharia de uma Instituição de Ensino Superior privada do estado do Rio de Janeiro. Após a fundamentação teórica, são descritas as ferramentas e técnicas aplicadas, apresentando, ainda, os resultados iniciais de tal processo. Ainda que seja uma pesquisa em andamento, os resultados e achados da mesma atestam as vantagens em termos de engajamento (acima de 80%), desempenho acadêmico (notas abaixo de 5,0 passaram de 60% para 8%) e satisfação dos alunos envolvidos quando comparado com os métodos tradicionais de ensino.

Texto completo: 41321569


Fonte: http://www.aedb.br/wp-content/uploads/2015/05/41321569.pdf

Anúncios