Metodologia para o ensino superior: material complementar – Parte 5

USO DO FILME COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ENFERMAGEM
Paula Marciana Pinheiro de Oliveira
Monaliza Ribeiro Mariano
Cristiana Brasil de Almeida Rebouças
Lorita Marlena Freitag Pagliuca

O objetivo deste estudo foi elaborar uma estratégia de ensino-aprendizagem sobre pessoas com deficiência sensorial e registrar a percepção dos alunos de graduação em enfermagem acerca da utilização de filmes como parte da estratégia do processo ensino-aprendizagem sobre pessoas com deficiência sensorial visual, auditiva e de fala. Estudo descritivo, exploratório, qualitativo, desenvolvido no Laboratório de Comunicação em Saúde, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, no período de 2010.1. O primeiro tema tratado foi a deficiência visual, seguida da auditiva e da fala. A associação do uso de filmes a conteúdos teóricos e leitura de textos sobre determinado tema foi considerada experiência prazerosa pelos alunos, motivando o aprendizado. A introdução de filmes representa uma oportunidade para rever e sofisticar a abordagem pedagógica e os conteúdos ministrados pelo professor.

Texto completo: USO DO FILME COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO_APRENDIZAGEM


Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-81452012000200013&script=sci_abstract&tlng=pt

Anúncios